Apresentada nesta sexta (15) pelo secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, a estação Antero de Quental da Linha 4 do metrô, no Leblon, na Zona Sul, terá dois acessos na praça: um na altura da Bartolomeu Mitre, e o outro, na General Urquiza, ambos nas esquinas com a avenida Ataulfo de Paiva, e vai atender cerca de 35 000 pessoas por dia. Os moradores, que já vibram com a nova cena do bairro, terão de volta neste sábado (16) a Praça Antero de Quental, totalmente remodelada, com direito a novo projeto paisagístico, árvores replantadas, ipê roxo, brinquedos de madeira no parque infantil, dentre outras novidades.
Da estação Antero de Quental ao Jardim Oceânico, na Barra, na Zona Oeste, o tempo de viagem será de pouco mais de nove minutos. Quem sair do Leblon em direção ao Centro gastará 23 minutos.
Com o término da fase de testes, nesta sexta (15), começará a fase de treinamento de pessoal, dos pilotos, que se estende até o próximo dia 31, sem passageiros. A partir de 1º de agosto, os usuários relacionados aos Jogos já poderão começar a usar a Linha 4. A população em geral poderá usar o serviço no dia seguinte ao término da Paralimpíada.
A partir deste sábado (16), as ruas do Leblon que estavam interditadas por causa das obras da Linha 4 do metrô vão ser liberadas. Entre elas, a Avenida Ataulfo de Paiva e a Avenida Borges de Medeiros, entre a Lagoa e a Avenida Delfim Moreira. Além disso, as ruas de Ipanema e Leblon que estavam com o sentido invertido também voltarão ao normal.
A estação Jardim de Alah deve ser entregue no próximo dia 25.