Continua após publicidade

Execução de adolescente na Cidade de Deus gera comoção entre famosos

Imagem de crianças chorando no velório do menino, morto durante operação policial na última segunda (7), viralizou nas redes sociais

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 ago 2023, 14h35
Foto mostra adolescente jogando futebol
Mais uma morte: adolescente foi baleado enquanto estava na garupa de uma moto (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

A morte do adolescente Thiago Menezes Flausino, de 13 anos, baleado na madrugada de segunda (7) durante uma operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, fez famosos e artistas se manifestarem na internet usando a #JustiçaparaThiago. Uma imagem que mostra crianças chorando no enterro do menino, que ocorreu nesta terça (8) no cemitério do Pechincha, gerou comoção após ser compartilhada nas redes sociais pelo jornalista Rene Silva.

+ Casa na Rocinha com piscina e cascata é demolida em ação da prefeitura

“Se essa imagem não te comove, você está morto por dentro”, escreveu Rene na legenda. As crianças estavam entre as cerca de 200 pessoas que marcaram presença no velório para se despedir e prestar homenagens. Famosos como Xuxa Meneghel, Ana Paula Araújo, Tico Santa Cruz e Péricles se solidarizaram com a fotografia e escreveram condolências.

View this post on Instagram

A post shared by Rene Silva (@renesilva)

A mesma foto, clicada por Selma Souza, foi compartilhada pelo ator e humorista Paulo Vieira, que denunciou a ação policial e criticou as diferentes versões feitas pela PM para o caso. “Primeiro disse que um “criminoso” foi ferido em confronto. Depois, disse que o “”criminoso”” atirou contra agentes. Agora disse que, na verdade, o adolescente (não mais o criminoso) apenas estava na garupa de uma moto de onde pode ter vindo algum disparo, e que ele já caiu morto (a família tem vídeo provando a execução). Quantas versões a polícia vai levar pra chamar Thiago de criança?”, questionou o artista.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

“Num país superlotado de “meninos” de quase 40, ser criança é um direito negado para o povo preto. Criança é pura e inocente, e a necropolítica não pode parar de animalizar o preto ou abrir mão do estereótipo do moleque cruel e bandido pra continuar matando o nosso povo”, continuou na legenda. O humorista ainda escreveu que se identifica com o olhar de um dos meninos ao fundo da fotografia. “Queria dar um abraço nesse menino. Queria tá lá pra olhar com ele. Só pra olhar junto com ele porque esse olhar é meu também”, finalizou.

A primeira-dama Janja Lula da Silva também usou o Twitter para falar sobre a morte do menino e pedir por um pacto pela paz.A vida precisa ser o mais importante. Thiago, seus sonhos seguirão conosco, nos guiando na busca de uma sociedade sem desigualdade e sem violência”, escreveu a socióloga.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Thiago Flausino, que jogava na escolinha de futebol Canelinhas e sonhava em ser jogador profissional, faz parte da triste estatística de 32 adolescentes baleados este ano no Grande Rio. Entre eles, 15 morreram, de acordo com dados do Fogo Cruzado.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.