Uma rotina agitada muitas vezes faz com que as pessoas acabem deixando a prática de atividades físicas de lado. Mas atenção: a falta de tempo deixou de ser desculpa para a inércia. A ciência vem mostrando, afinal, que pequenos intervalos diários de exercícios podem ter significativo impacto na resistência do organismo.
Batizado de exercise snacks (em referência aos rápidos lanchinhos feitos ao longo do dia), o modelo de treino foi estudado pelo professor Martin Gibala, da Universidade McMaster, no Canadá. Sua vasta pesquisa concluiu que adultos sedentários que pedalavam o mais rápido que conseguiam por vinte segundos e repetiam a atividade três vezes ao dia tiveram aumento de 9% na capacidade cardiorrespiratória.
“Os benefícios são semelhantes ao treinamento de resistência convencional, com a vantagem de demandar pouquíssimo tempo”, pontua Dudu Netto, diretor técnico da rede Bodytech, atento à pressa de todo mundo. Tanto é que na grade de atividades da academia já há aulas mais intensas e ligeiras, de até vinte minutos.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui