A explicação para a nuvem de fumaça que escondeu os fogos do Réveillon

"Vou me especializar em shows pirotécnicos para não ter mais esse tipo de problema", disse Eduardo Paes ao assumir o quarto mandato na prefeitura do Rio

Por Da Redação
2 jan 2025, 13h34
reveillon-2025-copacabana
Réveillon 2025: turistas relataram frustração com a fumaça que encobriu o show de fogos em Copacabana (Alex Ferro/Riotur)
Continua após publicidade

Para muitos turistas e cariocas que passaram a virada do ano na Praia de Copacabana, o tradicional espetáculo da meia-noite foi frustrante, já que uma densa fumaça que começou no primeiro minuto de 2025 acabou encobrindo os fogos de artifício, atrapalhando a visão.

+ A lista completa de feriados de 2025

A Vision Show Group, empresa contratada pela prefeitura desde 2017 para a queima de fogos, informou, por meio de uma nota à imprensa, que a fumaça foi “decorrente da alta umidade do ar”, que chegou a 89% , de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). “Como sabemos, quando a umidade do ar está alta, a fumaça ocorre, consequentemente”, afirmou Marcelo Kokote, diretor da companhia.

Segundo meteorologistas, a ausência de vento também foi um fator decisivo, já que a fumaça não conseguiu ser dissipada rapidamente, como em anos anteriores.

Ao todo, foram mais de 15 toneladas de fogos de artifício disparados diretamente de dez balsas ancoradas no mar.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Ao tomar posse para o quarto mandato na prefeitura, Eduardo Paes disse, nesta quarta (1º), que não gostou da fumaça. “Quero entender e vou me especializar em fogos de artifício para não ter mais esse tipo de problema. Mas a festa foi linda, tirando essa pequena falha nos fogos. Teve um show histórico de Caetano e Bethânia, por exemplo, e o palco gospel o palco do samba foram um enorme sucesso. Foi uma linda noite em Copacabana”, definiu o alcaide.

A fumaça gerou uma chuva de críticas à festa nas redes sociais.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by Dicas – Notícias – Humor (@oquefazernorio)

Segundo a prefeitura, 2,6 milhões de pessoas estiveram em Copacabana para brindar a chegada de 2025. Na soma de todos os 13 palcos espalhados pela cidade, 5,1 milhões de pessoas comemoraram o Ano Novo pelas ruas.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.