A artista plástica Panmela Castro está de volta ao Museu da República com a exposição Retratos Relatos. A mostra, que tem curadoria de Keyna Eleison e estreou no dia 7 de março e foi interrompida pela pandemia, apresenta 18 obras inspiradas em relatos de mulheres, a maioria deles enviada à artista por email.
+ Musical Cazas de Cazuza está de volta 21 anos depois da estreia
A ideia surgiu em 2019. Com a repercussão de uma acusação de abuso envolvendo uma mulher e um jogador de futebol, Panmela postou nas redes sociais uma experiência que havia vivido anos antes e convidou outras mulheres a dividir suas com ela suas experiências. A resposta foi tão grande que ela decidiu transformar em uma mostra.
+ Últimos dias: mostra de decoração Morar Mais Por Menos se despede do Rio
A maioria dos relatos fala de abusos contra a mulher, nas suas mais variadas formas. Panmela conta que, no início, os depoimentos eram mais sobre acontecimentos passados. “Eram mais relatos de superação e de abuso”, diz a artista. “Na pandemia, começaram a mandar o que estavam vivendo no isolamento, na sua maioria, sobre o acúmulo de funções. Por isso, recebi muitos relatos de mães com culpa, tentando conciliar o cuidado com a casa, do filho sem escola mais o trabalho remoto, e de idosos que se sentiram excluídos, em casa sozinhos, sem poder fazer suas atividades”, lembra ela.
Museu da República. Rua do Catete, 153. Ter a sex, 10h/17h. Sáb., dom. e fer., 11h/17h. Grátis. Até 31 de março.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui