Após conquistar a medalha de prata no skate na madrugada desta segunda (26), Rayssa Leal, de apenas 13 anos, fez os brasileiros acreditarem em fadas. Conhecida como a “Fadinha” do Brasil, a atleta fez história como a mais jovem brasileira a subir num pódio olímpico.
O primeiro lugar foi conquistado pela japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos. Também japonesa, Funa Nakayama, de 16 anos, conquistou a medalha de bronze.
O skate se tornou um esporte olímpico nesta edição dos Jogos justamente para atrair a audiência do público jovem. E o pódio não poderia ter sido mais emblemático.
O desempenho da talentosa e carismática maranhense movimentou as redes sociais durante a madrugada.
+ BBB 22: Boninho quer Douglas, do vôlei, no reality
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, através do Twitter, representou o sentimento de muitos brasileiros ao vibrarem pela jovem.
“Fadinha é o Brasil que eu quero! Viva a Rayssa!”, escreveu o prefeito do Rio em um dos tweets.
Fadinha é o Brasil que eu quero! Viva a Rayssa! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 26, 2021
Apesar do “espírito olímpico” de união que os Jogos defendem, muitos brasileiros torceram para que apenas Rayssa se saísse bem nas manobras radicais. Ansioso para ver a Fadinha no pódio, Paes também entrou nessa torcida: “Cai japonesa! Cai”, escreveu enquanto a disputa ocorria.
Nihonjin ga ochiru! Ochiru!
Tradução:
Cai japonesa! Cai!— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 26, 2021
Em homenagem à skatista, Paes também havia compartilhado seus próprios momentos arriscando andar de skate no Rio. Mas não escondeu suas derrotas, como o tombo que levou em 2012 em visita ao Parque de Madureira.
Bora Fadinha! pic.twitter.com/Qi6iW9Uqhb
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 26, 2021
A pedidos! Não escondo as derrotas! 🤣🤣🤣😎😎😎🤷♂️🤷♂️🤷♂️🛹🛹🛹🛹 pic.twitter.com/3C2fADhHYe
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 26, 2021
+Ligue o despertador: tufão antecipa disputa do surfe para a madrugada
A comoção em torno da grande conquista de Rayssa Leal dominou também outros famosos, que prestaram homenagem à pequena – e grande – atleta. Algumas mensagens relembraram a trajetória da skatista, que viralizou em um vídeo na internet em 2015, aos 7 anos de idade, quando já arrasava no skate com sua fantasia de fada.
E a popularidade de Rayssa só cresce. Desde o início dos jogos, o número de seguidores em seu Instagram saltou de cerca de 600 000 para 4 milhões na tarde desta segunda (26).
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Você resgatou nossa bandeira!”, escreveu Xuxa Meneguel, em um post no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
“FADINHA! Menina brilhante! Você é potência pura!”, elogiou Tatá Werneck.
Ver essa foto no Instagram
“Quem foi que disse que skate não é esporte de meninas? Uma fada de verdade, com garra, foco, graça e muito muito talento que mostrou que lugar de menina é onde ela quiser!”, escreveu Preta Gil.
Ver essa foto no Instagram