Fazenda urbana na Barra da Tijuca vê vendas aumentarem na pandemia
Terreno nos fundos do Via Parque tem cultivo hidropônico e orgânico de hortaliças. Distância curta entre produtor e comprador reduz desperdício
Nos fundos do shopping Via Parque, na Barra, boa parte da área de 3 000 metros quadrados é ocupada por pés de alface, cebolinha, salsa, tomilho, rúcula e outras hortaliças. Criada em Minas Gerais, em 2017, e trazida para o Rio no fim do ano passado, a BeGreen é uma fazenda urbana orientada por conceitos de sustentabilidade.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O cultivo hidropônico evita o desperdício de água e dispensa o uso de agrotóxicos, enquanto a distância mais curta entre produtor e consumidor reduz o desperdício e a emissão de CO2.
+ Poluição na baía de Guanabara aumenta 75% desde a Rio2016
Atrações locais, como visitas guiadas e programas educativos sobre plantio e meio ambiente, estão suspensas, mas devem ser retomadas em dezembro.
A comercialização, por outro lado, aumentou durante a quarentena.
+ Artistas pintam mais de um quilômetro de muros na Zona Portuária
Parte da produção, inclusive, vem sendo usada para combater a crise: no Rio, 20 000 pés de hortaliças já foram doados para quem precisa, através de parcerias com instituições como a Central Única das Favelas e o Retiro dos Artistas.
+ Casos de violência doméstica sobem 50% durante a pandemia no Rio