Volta de feiras e congressos evidencia vocação do Rio para receber eventos
Evento de dermatologia organizado pelos sócios Denise Barcelos e Cyro Hirano, da CD Clínica, reuniu médicos de diferentes regiões do Brasil e do mundo
Os ventos estão favoráveis para o turismo de negócios no Rio de Janeiro. Em 2023, grandes eventos, congressos, feiras e convenções corporativas ganharam o calendário na cidade. A Abav Expo, por exemplo, encerra o mês de setembro com discussões sobre o turismo na América Latina, enquanto a Rio Innovation Week acontece na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de outubro, para reunir projetos e soluções de tecnologia e inovação. Segundo levantamento do Visit Rio Convention Bureau, até o momento, a cidade conta com 253 eventos de negócios previstos para serem realizados em 2023 — já superando 2022, que contabilizou 188.
+ Haja imunidade! Temperatura vai despencar no Rio após onda de calor
O nicho da saúde também se destaca nesta seara de eventos, que têm atraído pessoas de diversos estados ao Rio para trocas profissionais. Na última quinta (21) e sexta (22), médicos de todas as regiões do Brasil e até de Portugal marcaram presença no centenário Copacabana Palace para o Changeover Experience, um encontro inédito sobre dermatologia.
O evento faz parte do projeto educativo Changeover Education, criado pelos dermatologistas Denise Barcelos e Cyro Hirano, sócios há dez anos da CD Clínica Dermatológica. O consultório no Leblon conta com clientes famosas, como Grazi Massafera, Tatá Werneck, Leticia Spiller e Isis Valverde. Os mais de 20 anos de atuação dos médicos na Zona Sul carioca tornaram ideal a escolha da Cidade Maravilhosa para sediar o congresso, que recebeu cerca de 70 profissionais.
Temas como a demanda crescente e os tipos de abordagens para pacientes do sexo masculino, terapia capilar, tratamento íntimo, protocolos para o tratamento corporal, melasma, branding pessoal e posicionamento digital foram discutidos ao longo do encontro.
“A grande parte dos inscritos era de outros estados. Muitos ainda não conheciam o Copacabana Palace e alguns se hospedaram no hotel para aproveitar o fim de semana. Então, foi uma oportunidade para nós de estimularmos o turismo daqui, já que amamos tanto a cidade”, afirma Hirano, que também é professor de Cosmiatria e Laser na pós-graduação em dermatologia da PGRJ e na pós-graduação em dermatologia cosmética do IDPRDA, na Santa Casa.
+ Alerta calorão: quais os cuidados com as crianças nos dias quentes?
O evento surgiu do desejo dos médicos, que já atenderam cerca de 30 000 pacientes, de apresentar aos colegas uma nova visão sobre o atendimento dermatológico. “Qualquer profissional pode reproduzir os mesmos procedimentos. Por isso, o tratamento que oferece uma atenção mais dedicada ao paciente é um grande diferencial. O paciente se conecta ao médico e não à técnica realizada”, afirma Barcelos, que também defende a dermatologia integrativa no seu livro Um Olhar Sobre a Beleza (2016).
Segundo a filosofia dos médicos, o tratamento deve considerar uma visão integral e, ao mesmo tempo, particular de cada paciente, nadando contra a corrente atual das harmonizações faciais e grandes mudanças de aparência. Nessa abordagem, os hábitos e o estilo de vida de cada indivíduo são levados em conta. “Nós valorizamos os resultados mais naturais, focados muito mais na saúde do que na estética de transformação”, ressalta Hirano.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com o encerramento do Changeover Experience, o projeto pretende seguir com um programa de acompanhamento on-line, com suporte oferecido aos médicos pelo time da CD Clínica. Em 2024, o programa poderá alçar voos mais altos com o Changeover Congress. Será um evento que reunirá os maiores nomes do Brasil e do mundo para compartilhar o que há de mais atual no universo da dermatologia.