“Escalar o Pão de Açúcar é o maior desafio que já ousei realizar”, afirma a jornalista Jéssica Paula, de 31 anos, que realizou nesta quinta (6) um feito inédito: ela foi a primeira mulher com deficiência física a escalar e chegar ao topo do icônico morro carioca.
+ Queridinha dos turistas, Miguel Pereira recebe prova de mountain bike
Para atingir essa meta, Jéssica passou dois meses de preparação com uma equipe de profissionais de alto nível, como preparadores físicos, acupunturistas e escaladores. Tudo isso para encarar o percurso completo, que inclui uma trilha íngreme, costões rochosos e um trecho de escalada por ascensão, até chegar ao chamado Costão do Pão de Açúcar, na face leste da montanha. E o treinamento deu resultado.
Recebida ao fim da aventura com muitos aplausos, Jéssica relembra o início do planejamento da escalada, quando muitos profissionais consideraram a ideia impossível. “Procurei grandes escolas e profissionais de escalada que foram categóricos em dizer: com sua deficiência não será possível. Por isso, não se trata apenas de subir o Pão de Açúcar de muletas, mas de mostrar que pessoas com deficiência são livres para decidir os caminhos e jornadas que querem trilhar”, reforça a jornalista.
Apaixonada por viagens, Jéssica usa a internet para compartilhar o poder destas experiências, romper com os estereótipos em torno de pessoas com deficiência e promover o turismo com acessibilidade. Aceitar esse novo desafio, que contou com apoio da Smiles, programa de fidelidade da GOL, foi uma das formas que a criadora de conteúdo encontrou de falar sobre a liberdade e autonomia que as viagens a proporcionam.
“Ficamos lisonjeados quando soubemos que o Parque Bondinho Pão de Açúcar foi um dos locais escolhidos pela Jessica. É lindo saber que fazemos parte de histórias inspiradoras e vitoriosas como a dela”, comenta Fernanda Odete, Especialista de Diversidade e Inclusão do Parque Bondinho Pão de Açúcar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Os flashes em tempo real desta aventura – do seu início, no período da manhã, ao seu fim, já pelo fim da tarde – foram publicados no perfil de Instagram da jornalista e da Smiles. Em breve, os registros também estarão no novo episódio da websérie produzida por Jéssica, Sete Elementos, criada para mostrar que uma pessoa com deficiência pode alcançar lugares que, à primeira vista, parecem improváveis.
No episódio anterior, já disponível em seu canal no Youtube. Jéssica desafiou outro elemento da natureza, a areia, ao fazer uma travessia de três dias pelos Lençóis Maranhenses.