Fernando Mac Dowell não é mais secretário de transportes da prefeitura do Rio. A notícia foi publicada na edição desta quarta (24) do Diário Oficial do Município. O ex-presidente da Comlurb Rubens Teixeira assume a pasta no lugar de Mac Dowell, que passará a tocar a recém-criada Autoridade Municipal de Mobilidade Urbana.
A demissão de Mac Dowell motivou críticas na internet. “A única pessoa que sabe fazer gestão foi exonerada por quem não entende nada e nem sabe o que está fazendo”, afirmou em nota no Facebook Fernando Mac Dowell Filho, filho do ex-secretário. A passagem de seu pai pela secretaria de transportes foi marcada pela ausência dos aumentos anuais no preço das passagens de ônibus em 2017 e 2018. A característisca foi, inclusive, motivo de discordância entre ele e Marcelo Crivella em dezembro, quando o prefeito informou que havia estudos em curso para a definição de uma “tarifa justa” e Mac Dowell garantiu numa entrevista que não havia possibilidade de reajuste no valor.
“O dia a dia da secretaria de Transportes era um castigo para um cérebro privilegiado como o dele”, disse Crivella sobre a demissão em entrevista a um jornal de grande circulação. Na Autoridade Municipal de Mobilidade Urbana, Mac Dowell ficará responsável por planejar a integração dos modais cariocas de mobilidade urbana nos próximos anos. Reconhecido especialista na área de transportes, Mac Dowell foi um dos responsáveis pela implantação do metrô no Rio e foi indicado ao governo Crivella pelo Partido da República, de Anthony Garotinho.