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ROTEIRO DA SEMANA

Cinema

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 15h43 - Publicado em 17 fev 2012, 20h35
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  • ESTREIAS

    ✪✪✪✪ A DAMA DE FERRO, de Phyllida Lloyd (The Iron Lady, Inglaterra/França, 2011). Drama. Vai ser boa a disputa pelo Oscar de melhor atriz, que ocorre na cerimônia do domingo (26). Enquanto Meryl Streep foi premiada por várias associações, incluindo o prestigiado Globo de Ouro, Viola Davis (de Histórias Cruzadas) ganhou no sindicato dos atores. Em sua 17ª indicação (mais um recorde!), Meryl está tão magnífica na pele de Margaret Thatcher que fica difícil encontrar outro desempenho à altura. Também se mostram surpreendentes a direção da inglesa Phyllida Lloyd (do decepcionante musical Mamma Mia!) e o roteiro de Abi Morgan (do ainda inédito Shame). Nele, Abi não se deteve numa biografia convencional: preferiu recorrer às lembranças da ex-primeira-ministra britânica sob o ponto de vista dela. A trama alterna passado e presente. Flagra Thatcher ainda na juventude (vivida por Alexandra Roach) como uma impulsiva estudante que, em 1959, se elege parlamentar. Em sua escalada política, vira líder do Partido Conservador em 1975 e, quatro anos depois, torna-se primeira-ministra, a única mulher nesse cargo na Inglaterra. Suas polêmicas ações no poder também são rememoradas no vaivém da narrativa. No tempo atual, a protagonista, já envergada pela idade e sob uma formidável maquiagem de envelhecimento (não à toa indicada ao Oscar), é tomada por lapsos de memória. Tanto na maturidade quanto na velhice da personagem, Meryl mostra uma interpretação extraordinária. Com Jim Broadbent (105min). 12 anos. Estreou em 17/2/2012. Cinemark Botafogo 2, Cinemark Downtown 4, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinépolis Lagoon 1, Espaço Rio Design Barra vip, Estação Sesc Barra Point 2, Estação Sesc Ipanema 2, Estação Sesc Rio 1, Estação Vivo Gávea 2, Iguatemi 6, Kinoplex Fashion Mall 1, Kinoplex Nova América 2, Kinoplex Tijuca 6, Leblon 1, Rio Sul 3, Roxy 2, São Luiz 2, UCI New York City Center 13, UCI Kinoplex NorteShopping 8, Unibanco Arteplex 6, Via Parque 1.

    ✪✪ O HOMEM QUE MUDOU O JOGO, de Bennett Miller (Moneyball, EUA, 2011). Das nove fitas que concorrem ao Oscar principal, este drama esportivo é, sem dúvida, o mais fraco e dispensável, sobretudo para os brasileiros. Trata-se aqui de um assunto real e restrito aos americanos: a volta por cima dada por um time de beisebol em 2002. Além do de melhor filme, disputa outros cinco prêmios, entre eles os de roteiro adaptado, ator (Brad Pitt) e ator coadjuvante (Jonah Hill). Pitt, muito melhor em A Árvore da Vida, atua no piloto automático. Sem brilho nem convicção, interpreta Billy Beane, dirigente do Oakland Athletics, uma equipe que amarga sucessivos fracassos na temporada. Depois de perder três atletas para times mais ricos, Beane contrata o jovem Peter Brand (Hill). Esse nerd formado em Yale possui uma teoria para fazer o Oakland subir no placar. Polêmica, sua fórmula, baseada em números, escolhe principalmente jogadores baratos ou encostados. Ou seja: a relação custo-benefício deverá render bons resultados. Mesmo à revelia do treinador e dos sócios, Beane aceita o desafio proposto por Brand (133min). 10 anos. Estreou em 17/2/2012. Cinemark Downtown 5, Cinépolis Lagoon 3, Cinesystem Recreio 4, Iguatemi 2, Kinoplex Fashion Mall 3, Kinoplex Leblon 3, UCI New York City Center 6, Via Parque 4.

    ✪ HOTXUÁ, de Letícia Sabatella e Gringo Cardia (Brasil, 2009). Em 2007, a atriz Letícia Sabatella e o cenógrafo Gringo Cardia passaram dois meses entre os índios da tribo krahô, numa reserva no Tocantins. O objetivo era fazer um documentário sobre um povo alegre, que tem um sacerdote do riso chamado hotxuá. Embora tenha captado belas imagens e momentos de intimidade, a dupla preferiu acenar para um registro poético, deixando de escanteio a face, digamos, jornalística da empreitada. Com isso, o resultado ficou enfadonho e repetitivo (70min). Livre. Estreou em 17/2/2012. Unibanco Arteplex 3.

    ✪✪✪ A INVENÇÃO DE HUGO CABRET, de Martin Scorsese (Hugo, EUA, 2011). Assim como a comédia francesa O Artista, esta aventura juvenil também faz uma bela homenagem ao cinema mudo. Não à toa, ambas disputam o maior número de prêmios no Oscar, que ocorre no domingo (26). A fita de Scorsese é a recordista do ano: compete em onze categorias, incluindo as de melhor filme, direção e roteiro adaptado (do livro homônimo de Brian Selznick). Se o principal concorrente ganha pontos pela originalidade na criação, o trabalho de Scorsese prima por um visual de época esplêndido. Há, contudo, um probleminha de ritmo, que pode aborrecer a criançada. Depois de uma magnífica abertura sem diálogos, o roteiro demora a chegar ao tema central. Na trama, Hugo Cabret (Asa Butterfield), um menino órfão, mora numa estação de trem na Paris da década de 30. Vivendo de furtos e dormindo no pavimento dos grandes relógios do local, sempre consegue escapar de um inspetor (Sacha Baron Cohen). Seu pai (Jude Law) deixou-lhe um caderninho com instruções para fazer um robô funcionar. Mas, ao ser capturado pelo velho Georges (Ben Kinsley), dono de uma loja de brinquedos, Hugo tem o objeto confiscado. Contando com a ajuda da filha adotiva de Georges (papel de Chloë Grace Moretz), o protagonista embarca numa missão para desvendar alguns mistérios. Se Scorsese cumpre tabela na primeira parte, na segunda faz aflorar seu lado cinéfilo. Além de imagens dos filmes de Buster Keaton, Charles Chaplin, Harold Lloyd e até dos irmãos Lumière, precursores do cinema, o realizador traz à tona de forma tocante o fim da vida (ficcional) do diretor Georges Mèliés (1861-1938). Usar a técnica 3D em clássicos de Mèliés, como o ousadíssimo Viagem à Lua (1902), é algo tão genial que só poucos cineastas, como o inquieto Scorsese, poderiam imaginar e pôr em prática (126min). Livre. Estreou em 17/2/2012. Dublado: Bay Market 2, Box Cinemas São Gonçalo 1, Cinemark Carioca Shopping 1, Cine 10 Sulacap 2, Cinespaço Boulevard 1, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Recreio 2, Espaço Rio Design Barra 1, Iguatemi 4, UCI New York City Center 5, Via Parque 3. Legendado: Cinemark Downtown 6, Cinesystem Ilha Plaza 2. Dublado, 3D: Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinépolis Lagoon 4, Cinesystem Bangu 2, Cinesystem Via Brasil 5, Estação Vivo Gávea 5, Kinoplex Grande Rio 2, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Nova América 5, Kinoplex Tijuca 4, Kinoplex West Shopping 2, Rio Sul 2, São Luiz 4, UCI New York City Center 2 e 9, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Unibanco Arteplex 4. Legendado, 3D: Cinemark Botafogo 6, Cinemark Downtown 3, Cinemark Plaza Shopping 4, Cinépolis Lagoon 4, Cinesystem Via Brasil 5, Estação Vivo Gávea 5, Kinoplex Fashion Mall 2, Kinoplex Leblon 4, Kinoplex Tijuca 4, Rio Sul 2, Roxy 3, São Luiz 4, UCI New York City Center 9, UCI Kinoplex NorteShopping 10, Unibanco Arteplex 4.

    MOTOQUEIRO FANTASMA ? ESPÍRITO DE VINGANÇA, de Mark Neveldine e Brian Taylor (Ghost Rider: Spirit of Vengeance, EUA/Emirados Árabes, 2012). A dupla de diretores dos dois Adrenalina (2006 e 2009) e de Gamer (2009) está por trás da segunda aventura do personagem dos quadrinhos criado pela Marvel. Na pele de Johnny Blaze, Nicolas Cage se escondeu na Europa ao término do primeiro filme (de 2007), mas volta à ativa para atender ao chamado de um seita secreta da Igreja. Na pele do Motoqueiro Fantasma, terá de resgatar um garoto (Fergus Riordan) das mãos do demônio (Ciarán Hinds). Com Idris Elba e Christopher Lambert (95min). 12 anos. Estreou em 17/2/2012. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 5 e 7, Cinemark Carioca Shopping 4 e 5, Cinesystem Bangu 4, Cinesystem Via Brasil 6, Kinoplex Grande Rio 6, Kinoplex Nova América 6, UCI Kinoplex NorteShopping 5. Legendado: Cinemark Downtown 8 e 12, Cinesystem Recreio 1, Cinemark Plaza Shopping 6, Rio Sul 4, UCI New York City Center 3. Dublado, 3D: Bay Market 3, Cine 10 Sulacap 1, Cinemark Plaza Shopping 3, Cinespaço Boulevard 3, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 4, Iguaçu Top 1, Iguatemi 1, Kinoplex Grande Rio 5, Kinoplex Nova América 7, Kinoplex Tijuca 1, Kinoplex West Shopping 5, UCI New York City Center 14, UCI Kinoplex NorteShopping 1, Via Parque 5. Legendado, 3D: Cinemark Botafogo 5, Cinemark Plaza Shopping 3, Cinépolis Lagoon 6, Cinesystem Bangu 1, Cinesystem Ilha Plaza 4, Cinesystem Via Brasil 4, Iguatemi 1, Kinoplex Nova América 7, Via Parque 5, São Luiz 3, UCI New York City Center 12, UCI Kinoplex NorteShopping 3.

    ✪✪ REIS E RATOS, de Mauro Lima (Brasil, 2012). A comédia não chega a ser um desastre completo, mas é muito frustrante, sobretudo pelos nomes envolvidos. No elenco, estão três dos mais ativos e melhores atores jovens do cinema: Selton Mello, Rodrigo Santoro e Cauã Reymond. A direção é de Mauro Lima, do ótimo Meu Nome Não É Johnny (2008). Em requintada produção de época, a história ambienta-se em 1963, às vésperas do golpe militar no Brasil. A trama, emoldurada em fotografia ora em preto e branco, ora colorida, acompanha uma série de personagens. Em resumo, trata-se de uma conspiração que o agente da CIA Troy Somerset (Selton Mello), americano radicado em Copacabana, quer desvendar com a ajuda de um major da aeronáutica (Otávio Müller). Faz parte da jogada uma cantora gaúcha (Rafaela Mandelli), influenciada a participar de um atentado contra o fictício presidente brasileiro. Embora numa caracterização impressionante, deixando-o seboso e feio, Rodrigo Santoro tem um papel dispensável. Cauã, pouco à vontade, surge como um radialista afetado que, a cada transe inexplicável, recebe mensagens em russo. Quem mais entendeu o espírito debochado da coisa foi Selton Mello, radicalizando na atuação caricata. Embora a pretensão seja a do humor popular, o filme abusa do enredo complexo. As piadinhas intelectualizadas também não ajudam na empatia com o espectador. Com Seu Jorge e Paula Burlamaqui (111min). 14 anos. Estreou em 17/2/2012. Bay Market 4, Box Cinemas São Gonçalo 4, Cinemark Botafogo 1, Cinemark Carioca Shopping 3, Cine 10 Sulacap 4, Cinemark Downtown 9, Cinemark Plaza Shopping 5, Cinespaço Boulevard 5, Cinépolis Lagoon 2, Cinesystem Bangu 6, Cinesystem Ilha Plaza 3, Odeon Petrobras, Iguatemi 3, Kinoplex Grande Rio 3, Kinoplex Leblon 2, Kinoplex Nova América 4, Kinoplex Tijuca 2, Kinoplex West Shopping 4, UCI New York City Center 15, UCI Kinoplex NorteShopping 4, Unibanco Arteplex 1, Via Parque 6.

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    EM CARTAZ

    ✪ ALVIN E OS ESQUILOS 3, de Mike Mit­chell (Alvin and the Chipmunks: Chip-Wrecked, EUA, 2011). Ainda menos inspirada do que os dois episódios anteriores, a comédia infantil mira só a criançada e traz mais do mesmo na história dos esquilos falantes. Parece que os produtores querem apenas aprimorar a técnica de animação dos bichinhos, e, por isso, roteiro e direção de atores são apenas um apêndice da atração. Desta vez, os pequenos roedores Alvin, Theodore e Simon mais as três esquiletes do filme anterior tiram férias com seu protetor (papel de Jason Lee, de volta à cinessérie depois de se ausentar no longa-metragem anterior). A bordo de um luxuoso navio, Alvin acaba aprontando mais uma travessura, e, levado pelo vento, o sexteto de roedores vai parar numa ilha (87min). Livre. Estreou em 6/1/2012. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 3, Cine Bauhaus 2, Cinemark Carioca Shopping 2, Cine 10 Sulacap 5, Cinemark Plaza Shopping 1, Cinespaço Boulevard 6, Cinesystem Via Brasil 2, Iguaçu Top 3, Iguaçu Top 3, Iguatemi 7, UCI New York City Center 1.

    ✪✪✪ AMOR A TODA PROVA, de Glenn Ficarra e John Requa (Crazy, Stupid, Love, EUA, 2011). Os diretores deram um molho bastante picante à comédia gay romântica O Golpista do Ano. Embora com alguns clichês, o roteiro do novo filme da dupla é redondo, tem surpresas e bons diálogos. Na trama, Cal (Steve Carell) e Emily (Julianne Moore) são casados há 25 anos, mas o passar das décadas só os deixou apáticos. Quando ela pede o divórcio, o caretinha Cal cai em depressão e passa a beber diariamente no mesmo bar. Lá, faz amizade com o playboy sarado Jacob (Ryan Gosling), que decide ajudar o novo amigo a conquistar a mulherada. Mas, enquanto Cal vira um garanhão, Jacob rende-se ao namoro com a fofa Hannah (Emma Stone). Com Kevin Bacon (118min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

    ✪✪✪ O ARTISTA, de Michel Hazanavicius (The Artist, França/Bélgica, 2011). Depois de levar o troféu de melhor ator (para Jean Dujardin) no Festival de Cannes em 2011, a comédia dramática francesa criou um burburinho nos Estados Unidos, onde foi consagrada em várias premiações, incluindo o Globo de Ouro. Laureada também nos sindicatos dos produtores e dos diretores, desponta agora como favorita às principais estatuetas do Oscar. Se vencer, vai entrar para a história: trata-se de uma produção não americana, sem diálogos e em preto e branco. O que pode parecer monótono, ganha interesse a cada minuto. Um roteiro muito simples, com alguns intertítulos e conduzido apenas pela trilha sonora de Ludovic Bource, é desfiado com delicadeza. Nele, enfoca-se a trajetória de George Valentin (Dujardin, cotado para o prêmio de melhor ator). Astro de filmes mudos na Hollywood de 1927, Valentin, embora casado, se vê atraído pela dançarina e aspirante a atriz Peppy Miller (a graciosa Bérénice Bejo, indicada a atriz coadjuvante). A chegada do cinema falado, porém, trará um revés ao destino dos dois. Sem grandes pretensões nem voos altos, o diretor e roteirista Hazanavicius faz uma encantadora homenagem ao cinema, usando referências (talvez a maior delas seja ao clássico Cantando na Chuva) e desprezando firulas visuais e artifícios narrativos. Com John Goodman (100min). 12 anos. Estreou em 10/2/2012. Cinemark Downtown 1, Cinépolis Lagoon 5, Espaço Rio Design Barra 2, Estação Sesc Botafogo 1, Estação Sesc Ipanema 1, Estação Vivo Gávea 4, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Tijuca 3, Leblon 2, Roxy 1, São Luiz 1, UCI New York City Center 8 e 10, Unibanco Arteplex 2.

    ✪ AS AVENTURAS DE AGAMENON, O REPÓRTER, de Victor Lopes (Brasil, 2012). O trailer já dava uma ideia da ruindade da comédia, nascida de um projeto de Hubert e Marcelo Madureira, do Casseta & Planeta. Ambos criaram o repórter fictício Agamenon Mendes Pedreira, que assina há mais de vinte anos uma coluna no jornal O Globo. Agora, para o longa-metragem, eles deram corpo ao personagem e fizeram uma trama chinfrim para contextualizá-lo. O resultado: um roteiro entupido de palavras e frases de duplo sentido (e gosto duvidoso), atuações caricatas e uma direção medonha cujo maior problema está na falta de ritmo e graça. Fernanda Montenegro narra a história. Nela, relembra-se como Agamenon virou um repórter de sucesso, apesar de sua má fama e do temperamento rebelde. Vivido na fase jovem por Marcelo Adnet e mais maduro por Hubert, o protagonista conseguiu se salvar do naufrágio do Titanic, entrevistou personalidades do porte de Gandhi e Albert Einstein e esteve presente em emblemáticos casos internacionais, como o assassinato de John Kennedy ? grande parte dessas sequências é fruto de uma montagem com imagens reais em efeito especial copiado toscamente de Zelig (1983) e Forrest Gump (1994). Em meio a piadas infames e surradas, há poucos momentos inspirados. Entre eles, a divertida entrevista com Osama bin Laden. Com Luana Piovani (74min). 14 anos. Estreou em 6/1/2012. Box Cinemas São Gonçalo 6.

    ✪✪✪ AS AVENTURAS DE TINTIM, de Steven Spielberg (The Adventures of Tintim, EUA/Nova Zelândia, 2011). Tintim é um personagem criado pelo belga Hergé (1907-1983) no fim da década de 20, muito mais famoso na Europa do que nos Estados Unidos. Por isso, Spielberg só foi conhecê-lo já adulto. Agora, numa parceria com o diretor neozelandês Peter Jackson (O Senhor dos Anéis), adaptou algumas histórias do protagonista para esta animação. O processo foi o da performance capture, ou ?captura de atua­ção?, em que são gravadas primeiramente as cenas com os atores para, em seguida, os animadores fazerem seu trabalho. Com resultado técnico fabuloso, a fita investe numa trama agitada, aos moldes da cinessérie Indiana Jones. Dotado de um senso investigativo, o rapazinho Tintim trabalha como repórter e, ao comprar a réplica em miniatura de um antigo galeão, passa a ser perseguido por um misterioso sujeito também interessado na relíquia. A partir daí começa a aventura do protagonista, que, ao lado do esperto cãozinho Milu, embarca num navio rumo ao Marrocos, onde conhece o beberrão capitão Haddock. Recompensado com o Globo de Ouro da categoria, recebeu no Oscar apenas a indicação a melhor trilha sonora, a cargo de John Williams (107min). 10 anos. Estreou em 20/1/2012. Dublado: UCI New York City Center 11. Legendado: UCI New York City Center 7. Dublado, 3D: UCI New York City Center 4. Legendado, 3D: UCI New York City Center 4.

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    ✪✪✪ À BEIRA DO ABISMO, de Asger Leth (Man on a Ledge, EUA, 2012). A princípio parece um drama, mas não demora para virar um enigmático thriller. Entre o presente e o passado recente, dá para adiantar: o personagem Nick Cassidy (Sam Worthington, o astro de Avatar) entra no Hotel Roosevelt, em Nova York, pede um quarto no último andar, uma refeição elegante, escreve um bilhete de despedida, abre a janela e ajeita-se no parapeito do edifício. Lá embaixo, os pedestres vibram diante da iminente queda do suicida. A história, então, retrocede e mostra como Nick chegou a tal ponto de desespero. Preso por ter roubado um diamante de um empresário bilionário (Ed Harris), esse ex-policial foi condenado a 25 anos de cadeia. Ele alega inocência, arranja um jeito de escapar das grades e, no coração de Manhattan, tenta chamar a atenção da mídia. Na chegada dos policiais, Nick faz uma exigência: só trata do assunto com a negociadora Lydia Mercer (Elizabeth Banks) (109min). 12 anos. Estreou em 3/2/2012. Cine Bauhaus 1, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Downtown 7, Kinoplex West Shopping 3, UCI New York City Center 7.

    ✪✪✪ A BELA E A FERA, de Gary Trousdale e Kirk Wise (Beauty and the Beast, EUA, 1991). Lançado nos Estados Unidos no fim de 1991, o desenho animado causou frenesi. Pioneiro na utilização de computadores, que deram efeito tridimensional à hoje famosa cena do baile, foi também a primeira animação da história a concorrer ao Oscar de melhor filme ? perdeu para O Silêncio dos Inocentes, mas saiu da cerimônia com os troféus de trilha sonora e canção. Vinte anos depois, a fita volta ao circuito com cópias em 3D. A história trata de um príncipe arrogante que ganha aparência monstruosa por causa de um feitiço. Para voltar a ser o belo moço de antes, terá de conquistar o amor de uma mulher. Feita prisioneira no castelo da Fera, a jovem Bela vai apostar na dobradinha charme e simpatia a fim de dobrar o durão (84min). Livre. Estreou em 3/2/2012. Dublado, 3D: Cinemark Downtown 10, UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 9.

    ✪✪✪ CADA UM TEM A GÊMEA QUE MERECE, de Dennis Dugan (Jack and Jill, EUA, 2012). Na correria de protagonizar um filme por ano, surgem pequenos desastres na carreira do ator Adam Sandler. Felizmente, sua nova fita possui uma fórmula mais abrangente: é uma comédia popular com piadas sofisticadas. Na trama, Sandler interpreta Jack Sadelstein, um homem casado, pai de dois filhos e dono de uma produtora de comerciais em Los Angeles. Em sua próxima tarefa no emprego, deverá convencer o grande astro Al Pacino a estrelar uma propaganda das rosquinhas Dunkin?Donuts. Para piorar, sua irmã, Jill, vem de Nova York para passar o Dia de Ação de Graças. Embora gêmeos, eles não têm nada em comum. Jack sabe conciliar as vidas profissional e doméstica. Já a solteirona Jill revela-se um poço de breguice, insegurança e burrice. Sandler optou pelo mínimo de artifícios para se transformar em mulher. Caso não fosse um intérprete descolado, Jill ficaria reduzida à aparência e ao jeitão de um travesti. O roteiro se serve de momentos sentimentais e chega a apelar para uma grotesca cena de flatulência para agradar a crianças e adolescentes. Mas, em troca, há deliciosos momentos, sobretudo as brincadeiras com Al Pacino, interpretando a si mesmo e completamente apaixonado pela gêmea. Entre o politicamente incorreto e o escracho leve, a fita cumpre a tarefa de provocar risos com um pouco de inteligência. Com Katie Holmes (91min). 10 anos. Estreou em 10/2/2012. Dublado: Bay Market 1, Box Cinemas São Gonçalo 8, Cinemark Carioca Shopping 7 e 8, Cine 10 Sulacap 3, Cinespaço Boulevard 2, Cinesystem Bangu 5, Cinesystem Via Brasil 3, Iguatemi 5, Kinoplex Grande Rio 1, Kinoplex Nova América 1, Kinoplex West Shopping 1, UCI New York City Center 17 e 18, UCI Kinoplex NorteShopping 6, Via Parque 2. Legendado: Cinemark Botafogo 4, Cinemark Downtown 11, Cinemark Plaza Shopping 7, Cinesystem Ilha Plaza 1, Cinesystem Recreio 3, Cinesystem Via Brasil 3, Kinoplex Tijuca 5, Rio Sul 1, UCI Kinoplex NorteShopping 2.

    ✪✪✪ AS CANÇÕES, de Eduardo Coutinho (Brasil, 2011). Documentário. Coutinho, de 78 anos, colhe depoimentos profundos e tocantes e usa o mesmo formato cênico do formidável Jogo de Cena (2007). Apenas uma poltrona sobre um palco serve de apoio para anônimos abrirem o coração revelando a música marcante de sua vida. Em dois meses de pesquisa nas ruas do Rio, 42 pessoas falaram para a câmera (só dezoito permaneceram após a montagem final). Em geral, as canções mencionadas abordam perdas e separações ? não à toa, Roberto Carlos lidera a preferência com Olha e Não Se Esqueça de Mim. Mas as entrevistas vão além da tristeza e da melancolia (90min). Livre. Estreou em 9/12/2011. Instituto Moreira Salles, Unibanco Arteplex 5.

    CORAÇÃO DO SAMBA, de Thereza Jessouroun (Brasil, 2012). Considerada o coração do samba, a bateria ganha destaque neste documentário musical. Focada nos integrantes da Estação Primeira de Mangueira, a fita mostra a paixão dos músicos pela percussão, além de retratar a tradição que passa de pai para filho e os ensaios nas ruas, na quadra da escola e no Sambódromo (72min). Livre. Estreou em 10/2/2012. Unibanco Arteplex 5.

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    ✪✪✪ OS DESCENDENTES, de Alexander Payne (The Descendants, EUA, 2011). Depois de consagrar-se no Globo de Ouro, o novo trabalho do diretor de Sideways (2004) conquistou cinco indicações ao Oscar: melhor filme, direção, roteiro adaptado, montagem e ator, para George Clooney. Trata-se de um drama digno, honesto, por vezes tocante, salpicado de humor e conduzido com firmeza pelo cineasta. Está longe, contudo, de ser o melhor longa da safra atual. À vontade, Clooney interpreta Matt King, advogado que mora numa ilha do Havaí, tem duas filhas e há um bom tempo já não está bem com a mulher. Quando ela sofre um acidente de lancha e fica em coma, o protagonista viverá um revés do destino. Em tempo integral, ele tem de voltar ao papel de pai de uma garota desconsolada (Amara Miller) e de uma adolescente rebelde (Shailene Woodley). Além disso, precisa decidir se vende ou não suas milionárias terras, herdadas de seus antepassados, para a construção de um resort. No meio do turbilhão, descobre que a esposa possui um amante (115min). 12 anos. Estreou em 27/1/2012. Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 7, Cinemark Plaza Shopping 6, Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Bangu 3, Estação Sesc Botafogo 3, Estação Vivo Gávea 1, Kinoplex Fashion Mall 4, Kinoplex Tijuca 3, São Luiz 1, UCI New York City Center 6 e 8.

    ✪✪ O DESPERTAR, de Nick Murphy (The Awakening, Inglaterra, 2011). Suspense sobrenatural. Florence Cathcart (Rebecca Hall, de Vicky Cristina Barcelona) perdeu os pais ainda criança e, adulta, abraçou uma profissão incomum na Londres de 1921. Espécie de caça-fantasmas, essa mulher não acredita em Deus nem em vida após a morte e, por isso, vive investigando os charlatões do além. Algo tende a mudar quando é procurada por Robert Mallory (Dominic West), um herói da I Guerra. Ele leva Florence até um internato de meninos no interior do país, onde o espírito de uma criança aparece anualmente nas fotos tiradas no colégio. A princípio, o caso tem um desfecho rápido. Mas, em seguida, Florence sentirá na própria pele os efeitos do sobrenatural ao perceber a presença de um espectro pelo casarão. Desde os imbatíveis O Sexto Sentido (1999) e Os Outros (2001), o tema voltou à tona com força e vem sendo explorado em resultados irregulares. Ocorre algo parecido aqui. Embora tenha premissa instigante e desenrolar com dois ou três sustos eficientes, a fita parte para o sentimentalismo espírita a fim de, vá lá, comover a plateia (107min). 14 anos. Estreou em 10/2/2012. Cinemark Carioca Shopping 2, Cinemark Downtown 2.

    ✪✪✪ 2 COELHOS, de Afonso Poyart (Brasil, 2012). Surpreende a estreia em longa-metragem do cineasta santista, vindo dos filmes publicitários e videoclipes. Além da direção, Poyart, de 32 anos, ocupou-se da produção, do roteiro e da montagem e fez uma bacana fita de ação, original para os padrões do cinema brasileiro. Nela, o jovem nerd Edgar (Fernando Alves Pinto) foi absolvido após atropelar duas pessoas num acidente de carro. Depois de dois anos em Miami, volta a São Paulo com um plano de vingança. Estão em sua mira uma quadrilha chefiada pelo irascível Maicon (o sempre excelente Marat Descartes, de Trabalhar Cansa) e por um deputado corrupto (Roberto Marchese). Em deliciosa narrativa de vaivéns no tempo, o realizador não perde o fio da meada e ainda abre espaço para um casal de advogados (Alessandra Negrini e o fraco Neco Vila Lobos), um grupo de bandidos, um professor (Caco Ciocler) arrasado pela morte da mulher e do filho… Com Thaíde, Thogun e Norival Rizzo (100min). 16 anos. Estreou em 20/1/2012. Estação Sesc Botafogo 2.

    ✪✪ O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS, de Tomas Alfredson (Tinker Tailor Soldier Spy, França/Inglaterra/Alemanha, 2011). Suspense de espionagem. O diretor sueco de Deixa Ela Entrar comanda uma adaptação gélida e por vezes sonolenta do best-seller de John le Carré. No Oscar, concorre a melhor ator (um trabalho superestimado de Gary Oldman), roteiro adaptado e trilha sonora. Na trama, ambientada em 1973, o agente George Smiley (Oldman) é designado para uma tarefa árdua: descobrir, entre seus colegas do serviço secreto de inteligência, quem seria um espião a serviço dos soviéticos. O soberbo elenco inglês inclui o vencedor do Oscar Colin Firth (O Discurso do Rei), John Hurt, Mark Strong, Toby Jones e Tom Hardy (127min). 14 anos. Estreou em 13/1/2012. Estação Sesc Botafogo 2, Estação Sesc Laura Alvim 2.

    ✪✪ ESSES AMORES, de Claude Lelouch (Ces Amours-là, França, 2010). Em seu novo drama, o experiente diretor de Um Homem, Uma Mulher (1966) pretende fazer uma homenagem ao cinema relembrando algumas passagens de sua trajetória. Embora tão ambiciosa quanto Retratos da Vida (1981), talvez seu filme mais famoso no Brasil, a fita tem cara de minissérie condensada. A história começa no início do século XX e centra-se na II Guerra e em alguns anos adiante. Durante a ocupação nazista na França, Ilva (Audrey Dana) pede a um oficial alemão que livre seu pai (Dominique Pinon), projecionista de um cinema, do fuzilamento. Pedido aceito, ela se torna amante dele. Tempos depois, fica dividida entre dois soldados americanos: um negro pobre e um branco rico (120min). 12 anos. Estreou em 26/8/2011. Cinemark Downtown 1.

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    FILHA DO MAL, de William Brent Bell (The Devil Inside, EUA, 2012). O terror enfoca a trajetória de Isabella Rossi (papel da brasileira Fernanda Andrade), às voltas com um mistério ocorrido em 1989. Naquela época, sua mãe, Maria Rossi (Suzan Crowley), foi acusada de matar três pessoas na Itália. É para lá que, mais de vinte anos depois, Isabella se dirige em busca da verdade. Internada num hospício, Maria seria louca ou estaria possuída pelo demônio? A filha, então, contrata dois padres para exorcizá-la (83min). 16 anos. Estreou em 3/2/2012. Box Cinemas São Gonçalo 2, Cinemark Carioca Shopping 6, Cine 10 Sulacap 6, Cinemark Downtown 2, Cinespaço Boulevard 6, Cinesystem Bangu 3, Cinesystem Via Brasil 1, Espaço Museu da República, Iguaçu Top 3, Iguatemi 7, Kinoplex Grande Rio 4, Kinoplex Nova América 3, Kinoplex West Shopping 3, UCI New York City Center 10, UCI Kinoplex NorteShopping 7.

    ✪✪✪✪ A FONTE DAS MULHERES, de Radu Mihaileanu (La Source des Femmes, França/Itália/Bélgica/Marrocos, 2011). Diretor de filmes versáteis, como a comédia de humor negro Trem da Vida (1998) e o drama O Concerto (2009), o judeu romeno radicado na França flerta agora com o mundo árabe e as tradições islâmicas. A história do drama foi inspirada em um caso real ocorrido na Turquia em 2001. Numa remota aldeia marroquina, a jovem Leila (Leïla Bekhti) perdeu o filho durante a gravidez, ao escorregar na descida de uma colina. Enquanto os homens fumam, bebem chá e papeiam, as mulheres se esforçam para subir ao topo do tal monte e de lá trazer água em pesados baldes. Uma intrépida viúva, chamada Velho Fuzil (papel da esplêndida atriz argelina Biyouna), tem a ideia revolucionária: as mulheres devem fazer greve de sexo até que seus maridos se agitem para reverter a situação (135min). 14 anos. Estreou em 20/1/2012. Estação Sesc Laura Alvim 3.

    ✪✪✪ GATO DE BOTAS, de Chris Miller (Puss in Boots, EUA, 2011). O personagem surgiu no segundo longa-metragem de Shrek e, cheio de charme e malícia, tem aqui o auxílio de novos companheiros para amparar sua história. Na trama, ele foi expulso do vilarejo San Ricardo depois de se envolver em roubos. Quem o pôs nessa jogada foi Humpty Dumpty, seu coleguinha desde os tempos de orfanato. Agora, ambos se unem para uma nova empreitada: furtar os feijões mágicos de um casal para chegar até uma gansa que bota ovos de ouro. Técnica impecável, humor espirituoso e ligeireza na ação completam a animação, que conquistou indicação ao Oscar da categoria (90min). Livre. Estreou em 9/12/2011. Dublado: UCI New York City Center 16.

    ✪✪✪ HISTÓRIAS CRUZADAS, de Tate Taylor (The Help, EUA/Índia/Emirados Árabes, 2011). A Academia de Hollywood soube reconhecer: a maior atração do drama é a atuação de suas atrizes. Enquanto Viola Davis concorre ao Oscar principal, Octavia Spencer e Jessica Chastain disputam a estatueta de coadjuvante. A fita também está no páreo para melhor filme. Adaptado do livro A Resposta, de Kathryn Stockett, o longa-metragem traz à tona um tema já abordado no cinema, mas quase engolido pela indústria de blockbusters. Trata-se aqui de um registro humano e comovente da convivência entre brancos e negros no racista estado do Mississippi da década de 60. A jovem repórter Skeeter (Emma Stone) deseja tornar-se escritora e arranja um assunto bombástico para seu primeiro livro. Às escondidas, ela quer entrevistar domésticas e babás negras para relatar algumas das desagradáveis experiências vividas por elas junto aos patrões. A primeira a ajudá-la é Aibileen (Viola Davis). Em seguida, Skeeter consegue o depoimento da explosiva Minny (Octavia). Mais do que as histórias delas, às vezes frustrantes do ponto de vista emocional, o enredo enfoca a vida fútil das dondocas brancas recorrendo a clichês. Destaca-se nesse retrato apenas correto e burocrático a relação de Minny com a espevitada Celia (Jessica), uma mulher à frente de seu tempo (146min). 12 anos. Estreou em 3/2/2012. Cinemark Downtown 7, Kinoplex Leblon 1, UCI New York City Center 16.

    ✪✪ HUBBLE 3D, de Toni Myers (Canadá, 2010). O documentário curtinho foi feito para ser exibido na formidável sala Imax e, por isso, traz aqueles efeitos de três dimensões de deixar o público boquiaberto. Em foco está a missão de sete astronautas que, em 2009, foram enviados ao espaço pela Nasa para consertar o telescópio Hubble. Se as imagens em 3D absolutamente fantásticas de galáxias ganham o fascínio do espectador, o trabalho da equipe torna a fita (sobretudo para a criançada) bem menos interessante (44min). Livre. Estreou em 26/8/2011. Dublado: UCI New York City Center 4.

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    ✪ IMORTAIS, de Tarsem Singh Dhandwar (Immortals, EUA, 2011). A mão pesada e o gosto duvidoso do diretor do horrendo A Cela (2000) comprometem o andamento da aventura épica. Ambientada em 1226 a.C., a trama envereda pela Grécia antiga a fim de retratar um pouco da mitologia. Para expandir seu império, o rei Hipérion (Mickey Rourke) dizima a aldeia onde mora o camponês Teseu (Henry Cavill) e mata a mãe dele. O rapaz, então, prepara um contra-ataque e tem uma ajudinha dos deuses, sobretudo de Zeus (Luke Evans), para combater o tirano. Se como ?lição de história? a fita se mostra confusa e anêmica, a direção de arte cafonérrima e as atua­ções canastronas exibem os defeitos mais gritantes (110min). 16 anos. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 6.

    ✪✪✪✪ J. EDGAR, de Clint Eastwood (J. Edgar, EUA, 2011). Quando foi anunciado que Clint Eastwood faria uma biografia de J. Edgar Hoover (1895-1972), especulou-se que o diretor traria à tona o até então obscuro lado homossexual do chefão do FBI. Discreto na abordagem, Eastwood não se furta a tocar no delicado assunto neste drama. Em muitos momentos, é possível enxergar no belo roteiro de Dustin Lance Black (vencedor do Oscar por Milk) uma velada e comovente história de amor entre Hoover e seu fiel parceiro de investigações, Clyde Tolson (vivido pelo bonitão Armie Hammer, intérprete dos gêmeos de A Rede Social). O máximo da ousadia, no entanto, é beijo na boca à força entre os personagens. Na melhor atuação de sua carreira, que a Academia de Hollywood absurdamente ignorou no Oscar, Leonardo DiCaprio faz o protagonista da juventude até a morte, aos 77 anos ? fruto de um espetacular trabalho de maquiagem. A trama tem início com Hoover ainda rapazinho e empenhado no trabalho ? ele começou como bibliotecário do Congresso Americano. Em sua primeira conquista amorosa, levou um fora de Helen (Naomi Watts), mas a transformou em sua secretária ao ser nomeado assistente do diretor do FBI. Nas décadas de 20 e 30, já no posto principal, havia comprado briga com imigrantes comunistas e dado início a uma caça a lendários bandidos (137min). 12 anos. Estreou em 27/1/2012. Cine Bauhaus 2, UCI New York City Center 17.

    JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS, de Pola Ribeiro (Brasil, 2011). No primeiro longa-metragem do diretor baiano, o ator Antônio Godi interpreta o bancário Bonfim, um rapaz negro dividido entre o casamento com uma evangélica (Evelin Buchegger) e uma relação homossexual com Castro (João Miguel). O drama tem início após um trágico acontecimento, que leva o protagonista a cumprir uma missão: fundar um terreiro de candomblé (100min). 14 anos. Estreou em 25/11/2011. Cinemark Plaza Shopping 2 Cinemark Plaza Shopping 2.

    ✪✪✪✪ MEDIANERAS ? BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL, de Gustavo Taretto (Medianeras, Argentina/Espanha/Alemanha, 2011). Comédia dramática. Ao longo de enxuta uma hora e meia, o roteiro vai explorar, entre a comédia e o drama, o cotidiano de duas pessoas quase iguais, quase complementares. Ambas moram na mesma Avenida Santa Fé, em Buenos Aires, e, apesar de vizinhas, nunca se encontraram. Martín (Javier Drolas) vive numa quitinete, especializou-se na criação de sites, toma ansiolíticos e, cheio de manias, só anda a pé. Formada em arquitetura, Mariana (papel da espanhola Pilar López de Ayala, de Lope) ganhou outra ocupação: tornou-se vitrinista de lojas. Abandonada pelo namorado, a moça não usa elevador e gosta de procurar o personagem Wally no livro infantil. Em resumo: trata-se de um criativo painel do mundo de hoje, movido por relações virtuais, porém com uma pontinha de esperança na sensibilidade do calor humano (95min). 12 anos. Estreou em 2/9/2011. Estação Sesc Botafogo 3.

    ✪✪✪ MILLENNIUM ? OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES, de David Fincher (The Girl with Dragon Tattoo, EUA/Suécia/Inglaterra/Alemanha, 2011). A trilogia de livros do escritor sueco Stieg Larsson (1954-2004) já havia sido adaptada pelo cinema de seu país. No Brasil, só foi lançado, em 2010, o primeiro longa-metragem, que deu origem a esta refilmagem americana dirigida por David Fincher, de A Rede Social. Quem viu o original vai notar pequenas alterações, sobretudo no desfecho. Contudo, a estrutura narrativa do drama policial está intacta. Embora o filme tenha um epílogo esticado e uma resolução mais morna do que a da fita sueca, Fincher tem timing e faro para envolver a plateia. Sabe-se lá o motivo, mas a história continua ambientada na Suécia e com atores falando inglês. Daniel Craig vive Mikael Blomkvist, um repórter que caiu em desgraça após ter sido processado por um empresário, difamado por ele na revista Millennium. A fim de sair de cena por um tempo, ele aceita uma missão investigativa: contratado pelo rico industrial Henrik Vanger (Christopher Plummer), o jornalista deverá descobrir o paradeiro de Harriet, uma sobrinha dele, desaparecida quando tinha 16 anos na década de 60. Tateando em terreno misterioso e inseguro, cercado por dissimulados familiares de Vanger, Blomkvist vai precisar de ajuda. Quem deve socorrê-lo é Lisbeth Salander. A personagem, uma hacker tatuada, lésbica e de comportamento inconstante, é interpretada por Rooney Mara, que concorre ao Oscar de melhor atriz ? o filme ainda teve quatro indicações a prêmios técnicos (158min). 16 anos. Estreou em 27/1/2012. Cinemark Downtown 2, Cinemark Plaza Shopping 2, Estação Sesc Laura Alvim 2, Kinoplex Leblon 1, Kinoplex Tijuca 3, UCI New York City Center 11.

    ✪✪✪ MISSÃO: IMPOSSÍVEL ? PROTOCOLO FANTASMA, de Brad Bird (Mission: Impossible: Ghost Protocol, EUA, 2011). Sai J.J. Abrams (agora apenas produtor) e entra Brad Bird na direção do quarto capítulo da cinessérie de ação. Responsável pelas animações Os Incríveis e Ratatouille, Bird traz humor (coisa raríssima nos filmes anteriores) e agitação na linha dos desenhos animados. O resultado surpreende menos pela história e mais pelas eletrizantes sequências de tensão e suspense. Para se ter uma ideia, no ponto alto da trama, o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) escala o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, em Dubai. Há também cenas em Moscou e na Índia, igualmente formidáveis e filmadas com uma precisão técnica de deixar a plateia boquiaberta. Com Jeremy Renner e Simon Pegg (133min). 12 anos. Estreou em 21/12/2011. Legendado: UCI New York City Center 7.

    ✪✪ AS MULHERES DO 6º ANDAR, de Phi­lip­pe Le Guay (Les Femmes du 6ème Étage, França, 2010). Sucesso de bilheteria na França, a comédia romântica revisita, com boa recriação de época e sem muita criatividade, o clima de contos de fadas. Só assim mesmo para encarar uma história pouco crível ambientada na Paris de 1962. Após demitir uma velha empregada, o cotidiano do casal Jean-Louis (Fabrice Luchini) e Suzanne (Sandrine Kiberlain) vira de pernas para o ar. Mas eis que surge a saída: contratar a jovem doméstica Maria (Natalia Verbeke), recém-chegada da Espanha. Ela e outras conterrâneas vivem nas ?chambres de bonne?, como são chamados os quartinhos no sótão dos edifícios parisienses. É lá que o patrão vai descobrir um mundo à parte, com mulheres emotivas, cantantes e fervidas ? enfim, o velho clichê da imagem da Espanha. Jean-Louis fica encantado e, não à toa, começa a observar Maria com outros olhos. A atriz Carmen Maura interpreta a tia de Maria (104min). 12 anos. Estreou em 10/2/2012. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Rio 2, Estação Vivo Gávea 3.

    ✪✪✪ OS MUP­PETS, de James Bobin (The Muppets, EUA, 2011). Criados por Jim Henson (1936-1990), os Muppets voltam ao cinema numa iniciativa do ator Jason Segel (Eu Te Amo, Cara). Produtor e roteirista da comédia, além de fã do programa Muppet Show, levado ao ar entre 1976 e 1981, Segel também faz o protagonista. Ele interpreta Gary, que, com sua namorada (Amy Adams), mora na fictícia Smalltown. Acompanhados de Walter, um boneco irmão de Gary, eles deixam a cidadezinha para ir até Los Angeles conhecer os estúdios dos Muppets. Mas o teatro onde eles se apresentavam está à beira da demolição, e, pior, os bonecos debandaram. Inconformado, o trio sai à procura de Kermit (o sapo antes conhecido como Caco), Miss Piggy e companhia. Exceto pela pavorosa dublagem em português (até as canções são vertidas para a nossa língua), a fita funciona a contento tanto para crianças (que desconhecem os personagens) quanto para marmanjos nostálgicos da década de 80 (93min). Livre. Estreou em 2/12/2011. UCI New York City Center 16.

    ✪✪✪ A MÚSICA SEGUNDO TOM JOBIM, de Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim (Brasil, 2012). Apesar de nada acrescentar à biografia de Tom Jobim (1927-1994), o documentário musical tem o mérito de agradar aos fãs do autor de Águas de Março. Numa parceria do cineasta Nelson Pereira dos Santos com Dora Jobim, neta do compositor, a coletânea musical deixa de lado as entrevistas e o blá-blá-blá para ir direto ao ponto: as canções eternizadas na voz de seu criador e de artistas variados. Há momentos emblemáticos, a exemplo dos célebres encontros de Tom com Frank Sinatra, em 1967, e com Elis Regina, registrado no formidável disco Elis & Tom (1974). São as cenas tiradas do fundo do baú, contudo, que mais impressionam. Entre elas, Agostinho dos Santos cantando A Felicidade, o francês Henri Salvador, Eu Sei que Vou Te Amar, e a diva Ella Fitzgerald mostrando uma versão em inglês de Desafinado (Off Key). Sobressaem na fita as imagens raras e desbotadas pelo tempo de Judy Garland interpretando Insensatez, ou How Insensitive (90min). Livre. Estreou em 20/1/2012. Instituto Moreira Salles, Unibanco Arteplex 5.

    ✪✪✪✪ O PALHAÇO, de Selton Mello (Brasil, 2011). Comédia dramática. Grande ator do cinema e da TV, Selton Mello estreou como diretor em 2008 com o denso Feliz Natal. Para seu segundo trabalho, aparou arestas, maneirismos e as tentações típicas dos principiantes. Conseguiu, assim, um feito: realizar um dos mais belos filmes do ano passado, tanto por seu visual arrebatador quanto pelo roteiro emotivo, uma mistura de drama melancólico e humor singular. Trata-se aqui da transformação do conformista Benjamin (papel de Selton). Filho do dono de um circo, ele divide o picadeiro com o pai (Paulo José) em andanças pelo interior do Brasil. A dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue é a sensação de crianças e adultos. Mas, embora divirta as plateias, Benjamim, lá no fundo, não se sente confortável nem feliz. Triste e solitário, quer mudar de profissão, ter uma namorada, ser outra pessoa. Para isso, precisa cortar os laços (90min). 10 anos. Estreou em 28/10/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

    ✪✪✪ A PELE QUE HABITO, de Pedro Almodóvar (La Piel que Habito, Espanha, 2011). Pode ser clichê, mas um filme mais fraco de Almodóvar sempre se mostra melhor do que a média em cartaz. Em seu 18º longa-metragem, o grande e inspirado diretor espanhol tira o humor de cena e investe num drama de suspense com toques macabros. Na fita, indicada ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, o cirurgião plástico Robert Ledgard (Antonio Banderas) possui uma clínica particular em Toledo e, lá, vive às voltas com a revolucionária invenção de uma pele humana sintética. Motivações não lhe faltam: anos atrás, sua esposa teve o corpo queimado num acidente de carro e se suicidou tempos depois. A cobaia da experiência é uma bela jovem (papel de Elena Anaya), que fica trancada num quarto e não pode se comunicar com ninguém pessoalmente (110min). 16 anos. Estreou em 4/11/2011. Estação Sesc Botafogo 2.

    ✪✪✪✪ PRECISAMOS FALAR SOBRE O KEVIN, de Lynne Ramsay (We Need to Talk about Kevin, EUA/Inglaterra, 2011). No drama, a diretora e roteirista escocesa Lynne Ramsay fez algumas alterações na estrutura do livro homônimo, sobretudo limando a narrativa em primeira pessoa presente no original. Nos primeiros minutos, a realizadora usa o vaivém do tempo, mas sem confundir o espectador. Dá para adiantar: no presente, Eva Khatchadourian (Tilda Swinton) vive acuada e está à procura de emprego. Sem marido nem amigos, ela encontra uma vaga como digitadora numa agência de viagens. Nas ruas, costuma receber olhares enviesados ? isso quando não leva um tapa na cara de estranhos. Motivo: Eva é mãe de Kevin, preso por uma barbárie. A história, então, acomoda-se no passado para enfocar o começo de tudo. (110min) 16 anos. Estreou em 27/1/2012. Estação Sesc Botafogo 3, Estação Sesc Laura Alvim 3.

    ✪✪✪ ROMÂNTICOS ANÔNIMOS, de Jean-Pierre Améris (Les Émotifs Anonymes, França/Bélgica, 2010). Tanto Jean-René (papel do ótimo Benoît Poelvoorde, de Coco Antes de Chanel) quanto Angélique (Isabelle Carré) são um poço de insegurança e sofrem de timidez crônica. Chocolatière de mão-cheia, Angélique frequenta um grupo de apoio para melhorar sua relação com o mundo. Desempregada, essa quarentona se candidata a uma vaga numa centenária (e quase falida) fábrica de chocolates, cujo dono, Jean-René, igualmente bate ponto no terapeuta. O objetivo dele: dar fim ao medo de tudo e de todos, inclusive seu pavor de se envolver com as mulheres. A comédia romântica pode indicar um dramalhão psicológico, mas o diretor e roteirista Jean-Pierre Améris, inspirado em experiências pessoais, prefere extrair graça

    dos distúrbios de seus personagens (80min). 10 anos. Estreou em 23/12/2011. Estação Sesc Laura Alvim 2.

    ✪✪✪✪✪ A SEPARAÇÃO, de Asghar Farhadi (Jodaeiye Nader az Simin, Irã, 2011). Na primeira cena do drama, o casal Simin (Leila Hatami) e Nader (Peyman Moadi) está de frente para um juiz. Ela precisa do divórcio para se mudar de país com Termeh (Sarina Farhadi), a filha adolescente. Como ele se recusa a assinar os papéis, o caso fica sem conclusão. Nader não quer sair do Irã e deixar seu pai, debilitado pela doença de Alzheimer. Na sequência seguinte, Simin faz as malas e volta a morar com sua família e Nader contrata Razieh (Sareh Bayat) para cuidar do velho doente. Sem nenhuma experiência como enfermeira, Razieh tenta ajudar o marido desempregado (Shahab Hosseini) nas despesas. Um descuido dela vai desencadear uma série de segredos, mentiras e mal-entendidos. Vencedora do Globo de Ouro e indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro e roteiro original, a fita do mesmo diretor do já surpreendente Procurando Elly (2009) saiu do Festival de Berlim 2011 com o Urso de Ouro e o Urso de Prata para os quatro protagonistas (Leila, Sareh, Moadi e Hosseini) (123min). 12 anos. Estreou em 20/1/2012. Estação Sesc Barra Point 1, Estação Sesc Laura Alvim 1, Estação Sesc Rio 3, Unibanco Arteplex 3.

    ✪✪ SHERLOCK HOLMES ? O JOGO DE SOMBRAS, de Guy Ritchie (Sherlock Holmes: a Game of Shadows, EUA, 2011). Dois anos atrás, o diretor Guy Ritchie havia quase acertado a mão ao resgatar o detetive do escritor Arthur Conan Doyle (1859-1930) numa fita acelerada e com roupagem de ação, sem esquecer os mistérios, trunfos das histórias originais. Nesta segunda aventura, o ex-marido de Madonna regride ao dar ritmo alucinante a uma traminha sem consistência, mas direção de arte, figurinos e cenários digitais são de tirar o chapéu. Em 1891, uma série de mortes e atentados intriga Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.). Ele quer investigar o caso, mas seu fiel amigo e parceiro, Dr. Watson (Jude Law), vai se casar. Holmes, porém, consegue raptar Watson na lua de mel e parte para cima do suspeito, o professor James Moriarty (Jared Harris). Com Stephen Fry (129min). 14 anos. Estreou em 13/1/2012. Dublado: Box Cinemas São Gonçalo 3, Cine 10 Sulacap 5, Cinesystem Via Brasil 2, Iguaçu Top 3, Iguaçu Top 2, UCI New York City Center 1. Legendado: UCI New York City Center 2, UCI Kinoplex NorteShopping 7.

    ✪✪ STAR WARS: EPISÓDIO I ? A AMEAÇA FANTASMA, de George Lucas (Star Wars: Episode I ? The Phantom Menace, EUA, 1999). Não contente em ter faturado quase 1 bilhão de dólares no mundo com este primeiro capítulo da cinessérie de ficção científica, o diretor George Lucas quer agora engordar ainda mais o cofrinho relançando os seis filmes da saga em cópias 3D. Prevaleceu a ordem cronológica da história, mas não o percurso da estreia das fitas ? o primeiro a ser feito foi o quarto capítulo, Guerra nas Estrelas, de 1977. Lançado quase treze anos atrás, A Ameaça Fantasma foi saudado como novidade, sobretudo no quesito efeitos visuais. Hoje, seus truques digitais são genéricos, embora ainda convençam. O interesse de Lucas foi promover aqui a segunda revolução tecnológica e mostrar como nasceram alguns personagens emblemáticos. Assim, a história flagra o surgimento de Anakin Skywalker (Jake Lloyd), então com 10 anos de idade e vivendo como escravo ao lado da mãe. Ao conhecê-lo, os cavaleiros jedis Qui-Gon (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan (Ewan McGregor) acreditam que, dotado de um poder extraordinário, o menino tem qualidades para ser um dos seus ? só para recordar, o personagem vai se transformar no vilão Darth Vader. Como Lucas não é um bom diretor de atores, as atuações beiram a canastrice. E o 3D faz diferença? Os cenários e os personagens criados pelo computador ganharam uma boa profundidade, mas não superam a versão em Blu-ray, lançada em setembro do ano passado e que traz nitidez impressionante. Natalie Portman interpreta a rainha Amidala, do planeta Naboo (136min). Livre. Estreou em 10/2/2012. Dublado, 3D: Cinépolis Lagoon 5, Cinesystem Via Brasil 4, UCI Kinoplex NorteShopping 9. Legendado, 3D: Cinemark Botafogo 3, Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 2, UCI New York City Center 2.

    ✪✪✪✪ TOMBOY, de Céline Sciamma (Tomboy, França, 2011). Drama. A diretora e roteirista francesa Céline Sciamma saiu do Festival de Berlim do ano passado com o prêmio Teddy, destinado às produções de temática homossexual. Com abordagem original e atuação sensacional da pequena protagonista Zoé Héran, a cineasta supera os clichês usados em seu filme Lírios d?Água, de 2007. A menina interpreta Laure, uma garota de 10 anos que se muda com os pais (Mathieu Demy e Sophie Cattani) e a irmã caçula (a adorável Malonn Lévana) para um subúrbio de Paris. É verão, Laure só veste bermudão e regata. De cabelos curtinhos, acaba confundida pela vizinha Lisa (Jeanne Disson) com um menino. Apresenta-se, então, como Mickäel e, a partir daí, decide assumir a farsa para ela e os demais amiguinhos (85min). 10 anos. Estreou em 13/1/2012. Estação Sesc Botafogo 3.

    ✪✪✪ VIAGEM 2 ? A ILHA MISTERIOSA, de Brad Peyton (Journey 2: The Mysterious Island, EUA, 2012). Espécie de continuação de Viagem ao Centro da Terra (2008), esta aventura infanto-juvenil tem menos efeitos saltando da tela (nas cópias em 3D), mas mantém o clima de matinê do filme anterior. Na trama, Josh Hutcherson (o garoto de ABC do Amor), crescido e candidato a galã das adolescentes interpreta Sean Anderson, um rapazote fascinado por literatura graças ao incentivo de seu avô desaparecido (Michael Caine). Às voltas com um pedido de ajuda cifrado, Sean ganha o apoio do padrasto (Dwayne Johnson) para decodificá-lo. Sobrepondo os mapas encontrados nos romances As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift, A Ilha Misteriosa, de Julio Verne, e A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson, a dupla localiza o enigmático pedaço de terra no meio do Pacífico Sul. Eles se mandam para lá e, acompanhados de um piloto destrambelhado (Luis Guzmán) e da filha gatinha dele (papel de Vanessa Hudgens), são tragados dentro de um helicóptero para o olho de um furacão. O grupo acaba em uma ilha habitada por minielefantes, abelhas e lagartos gigantes. Esquemático, o roteiro se vale de frases feitas e soluções simplistas. Mas será que a criançada se liga em diálogos quando a fantasia rola solta na tela? Forrada de efeitos visuais atraentes, a história indica: ler livros dá asas à imaginação, um bom conselho para a meninada da era do videogame e da internet (94min). 10 anos. Estreou em 3/2/2012. Dublado: Cinemark Botafogo 3, Cinemark Carioca Shopping 6, Cinespaço Boulevard 4, Cinesystem Bangu 3, UCI New York City Center 10. Legendado: Cine Bauhaus 2. Dublado, 3D: Cinemark Downtown 10, Cinemark Plaza Shopping 2, UCI New York City Center 4, UCI Kinoplex NorteShopping 2. Legendado, 3D: UCI New York City Center 4.

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