Um esquema especial de trânsito foi montado pela CET-Rio para esta quarta (19), dia em que Flamengo e Corinthians disputam a final da Copa do Brasil no Maracanã. A operação contará com 70 pessoas, entre agentes da Guarda Municipal, CET-Rio e contratados, oito veículos operacionais e catorze motocicletas. Dez painéis de mensagens variáveis também informarão os motoristas sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
+ Como andam as obras de contenção onde táxi foi soterrado em Botafogo
O jogo está marcado para as 21h45, mas já às 17h30 algumas vias no entorno do estádio estarão fechadas.
Serão interditadas das 17h30 à 1h30:
– Rua Professor Eurico Rabelo
– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Professor Eurico Rabelo
– Rua Isidro de Figueiredo
– Rua Conselheiro Olegário
– Rua Artur Menezes
– Rua Mata Machado, entre a Avenida Paula Sousa e a Avenida Maracanã
– Avenida Maracanã, em ambos os sentidos, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste)
– Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste), sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Maracanã
– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã
– Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Praça da Bandeira, entre a Rua São Francisco Xavier e a Avenida Presidente Castelo Branco (Radial Oeste)
– Rua Dona Zulmira, entre a Avenida Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier
É recomendado que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, buscando antecipar o horário de seus deslocamentos ou usar as rotas alternativas.
São indicadas as vias:
Veículos provenientes do Centro e Zona Sul
– Para a Tijuca: utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros
– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão
– Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói
Veículos provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo
Veículos provenientes do Grande Méier
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói
Recomendações para moradores
Os moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Professor Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) vão acessar a região, exclusivamente, pela Avenida Paula Sousa e a Rua Professor Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
Estacionamento
Das 8h à 1h30, será proibido o estacionamento de veículos na Avenida Paula Sousa, pista do lado esquerdo, junto às edificações de numeração par, no trecho compreendido entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Professor Eurico Rabelo.
+ Universidade Gama Filho começa a ser demolida para dar lugar a parque
Transporte público
Por não haver áreas de estacionamento criadas para o evento, a Guarda Municipal recomenda que os torcedores priorizem o transporte público para chegar ao estádio, seja por meio das estações de trem e metrô, ou das diversas linhas de ônibus que circulam na região.
O metrô terá embarque até uma hora após o término do jogo, à 00h45, nas estações Maracanã e São Cristóvão. As outras estações terão embarque no horário normal, das 5h à 00h. Já o Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) funcionará até às 23h30.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Os passageiros que se deslocarem pelas linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) deverão fazer a transferência para a linha 2 na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).
O MetrôRio também recomenda que os torcedorem antecipem sua ida ao Maracanã e priorizem sair na estação mais próxima ao setor em que ficarão no estádio: para acessar os portões A, B e C (Oeste e Sul), é necessário desembarcar na estação Maracanã (Linha 2); para os portões D, E e F (Leste e Norte), a estação indicada é a São Cristóvão (Linha 2).