A partir desta quarta (27), quem passa pela estação General Osório do MetrôRio tem a chance não apenas de tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, mas também de contribuir, de forma voluntária, com a pesquisa BoostCOVID-19. O estudo clínico vai analisar a resposta imunológica da aplicação deste reforço vacinal. A oportunidade acontece até sexta (29), das 10h às 16h, entre os acessos A e C.
+ Rio será reproduzido no metaverso com direito à quadra da Mangueira
No local, como já havia acontecido na estação Carioca, a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai tirar dúvidas sobre a imunização e cadastrar os interessados em participar de pesquisa. O estudo é em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e a Secretaria municipal de Saúde do Rio. Entre os fatores observados na pesquisa estão a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre imunizantes diferentes, medindo o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a reatogenicidade, ou seja, a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina. Os pesquisadores vão avaliar a reatogenicidade da terceira dose acompanhando os voluntários durante dois meses por meio de ligações telefônicas. Já aqueles que também aceitarem fazer a testagem de anticorpos contra Covid-19 serão acompanhados por visitas presenciais por até um ano. No decorrer do estudo, caso o voluntário queira sair da pesquisa, basta informar a decisão aos profissionais da Fiocruz.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A ação, com apoio da concessionária, tem como objetivo incentivar a população a tomar a terceira dose da vacina. Todos os maiores de 18 anos que receberam primeira e segunda doses de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos três meses podem tomar a terceira dose do imunizante na estação como voluntários do estudo científico.
Para participar e colaborar com o ensaio clínico, os interessados devem se cadastrar no local com os técnicos da Fiocruz. Antes de receber a dose de reforço, os voluntários passarão por esclarecimento sobre as etapas do estudo e entrevista. Uma equipe também estará disponível no mezanino da estação orientando os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra o vírus, além de tirar dúvidas sobre a pesquisa. Basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de vacinação das duas doses.
anteriores do imunizante.