Onze cidades do estado do Rio terão sua segurança reforçada por homens da Força Nacional e das Forças armadas nas eleições municipais do domingo (2). Além da cidade do Rio, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João Meriti, São Gonçalo, Belford Roxo, Campos, Macaé, Magé, Queimados e Japeri receberão o serviço especial. O número de militares do esquema de defesa ainda não foi divulgado pelo Ministério da Justiça e da Defesa. A segurança reforçada é devido a morte de catorze pessoas ligadas à política nos últimos nove meses na Baixada Fluminense. Destes, 13 foram mortes relacionadas à política.
+ Segundo Ibope, Crivella lidera e Pedro Paulo assume segundo lugar
País
De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, diversos outros estados da Federação têm pedido TSE reforço na segurança e o envio de tropas federais, e os pedidos estão sendo estudados “caso a caso”.
“Estamos ainda vivendo uma situação peculiar no Rio Grande do Norte, onde o TRE local está pedindo reforço na presença das forças federais, que inclusive já estão por lá já estão. Temos ainda muitos outros pedidos, mas para casos localizados, áreas isoladas: são situações peculiares, como é o caso de Mato Grosso, onde a segurança envolve a questão indígena”, disse o ministro.