O céu é o limite para os termômetros no Rio nesta quarta (27). A cidade deve alcançar a maior temperatura do ano, com máxima de 41ºC, de acordo com a Climatempo. A mínima prevista é de 24ºC. Na Baixada Fluminense, a previsão é de até 42ºC. O calor repentino na primeira semana da primavera se deve à aproximação de uma frente fria. A partir da tarde, há previsão de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e trovões. A precipitação de chuva de granizo não está descartada. E também estão previstas rajadas de vento que podem chegar aos 70 km/h, principalmente durante as pancadas.
+ Restauradas, esculturas de Oscar Niemeyer voltam ao Parque Dois Irmãos
Pior que o calor em si é a sensação de calor. O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, chegou aos 46,7°C às 10h desta quarta (27). Neste mesmo horário, os termômetros registravam máxima de 38°C na Barra. A média de sensação térmica em toda a cidade era de 42,1ºC – enquanto a temperatura média estava em 36,4°C. Desde o início da manhã, há registro de vento forte em vários pontos da cidade. Entre 10h e 11h, o Centro de Operações marcou vento muito forte no Aeroporto do Galeão, chegando a 87,04 km/h.
A maior temperatura deste ano foi atingida no último domingo (24), com máxima de 39,9ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com dados do sistema Alerta Rio, os termômetros subiram ainda mais, e a máxima atingiu 40,9ºC em Irajá.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Após a passagem da frente fria, o bafo de ar quente dá uma trégua. Na quinta (28), a máxima prevista é de 26°C e a mínima, de 21ºC. O dia deve ser mais nublado, com previsão de chuva fraca a moderada. Os ventos continuam intensos, com rajadas de até 60 km/h. Na sexta (29), permanecem a instabilidade e o céu nublado. A temperatura máxima prevista é a mesma do dia anterior, enquanto a mínima deve cair para 19ºC.