Funcionários da Fiocruz que procuraram o posto de saúde que funciona dentro da Fundação Oswaldo Cruz para se vacinar contra a febre amarela encontraram um papel na porta informando que o local não possui unidades do imunizante. Vale lembrar que lá funciona a Bio-Manguinhos, a fábrica que produz as vacinas contra a doença. Ao pedirem uma explicação sobre a falta de unidades, os funcionários foram informados de que as vacinas ainda não chegaram.
O governo federal garantiu que há doses o suficiente para atender toda a população. E, na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai ajudar com 3,5 milhões de doses extras.
Em nota, a Fiocruz informou que “imuniza apenas trabalhadores da Fundação expostos ao risco, seja por motivo de viagem para trabalho de campo em regiões cuja imunização é recomendada pelo Ministério da Saúde ou pelo contato direto com o vírus, vetor (mosquito) ou hospedeiro (macacos) da febre amarela em suas atividades.” Completou ainda que o Centro de Saúde atende à população da região de Manguinhos e, por tanto, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.