Alvo de vandalismo mais de dez vezes em vinte anos, a estátua de bronze do escritor Carlos Drummond de Andrade teve seus óculos recolocados na última sexta (7). O acessório havia sido furtado em abril. Além de recolocar os óculos, feitos em bronze, a equipe da Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria municipal de Conservação, instalou uma nova placa de identificação, na qual se lê o nome do poeta e o ano de inauguração da estátua: 2002.
+ Dia das Crianças é dia de ajudar: onde doar para instituições carentes
Obra do artista plástico Leo Santana, inspirada numa foto de Rogério Reis, a escultura, que fica na altura do Posto Seis, em Copacabana, foi instalada para comemorar o centenário do escritor nascido em Itabira, em Minas Gerais, em 31 de outubro de 1902. Desde então, são frequentes os episódios de vandalismo. Além dos óculos furtados, são comuns os relatos de pichações, pinturas e outras depredações. Nem as câmeras de segurança instaladas impedem a ação dos vândalos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, reforça a importância de a população ajudar a zelar pelos monumentos cariocas: “Preservar nossa cultura é conservar a história da nossa cidade”.