Galeão espera recuperar número de passageiros do período pré-pandemia
Expectativa da concessionária é fechar o ano com 7,8 milhões de viajantes; a partir de outubro, malha doméstica atenderá 19 destinos e internacional, 21
O Aeroporto Internacional Tom Jobim deve fechar o ano com até 7,8 milhões de passageiros, número que é cerca de 40% maior que o registrado em 2022. Segundo o presidente do aeroporto, Alexandre Monteiro, a malha aérea do Galeão vai se aproximar dos patamares pré-pandemia já partir do próximo mês. Neste segundo semestre, a expectativa é que haja um crescimento de 62% no fluxo des voos domésticos e de 42% no de internacionais ofertados, em comparação aos registros do mesmo período do ano passado. Nesta terça (12), por exemplo, a companhia aérea Lufthansa anunciou que passará a oferecer seis voos semanais entre o Galeão e Frankfurt, na Alemanha. Hoje são três. O Aeroporto alemão é o principal hub da empresa, com ligações para mais de 200 destinos na Europa, África, Médio Oriente e Ásia.
+ Por que pais de alunos estão em pé de guerra com Escola Britânica do Rio
As boas notícias chegam um mês depois de o governo federal anunciar a transferência de voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão. Uma portaria, assinada em agosto pelo ex-ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, ao lado do presidente Lula e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou a transferência a partir de janeiro de 2024. Na prática, a portaria só vai permitir voos do Santos Dumont para os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; da Pampulha, em Belo Horizonte, e Vitória – por estarem a uma distância máxima de 400 km do Rio. A regra exclui, por exemplo, o Aeroporto de Brasília. A portaria impede, também, voos para os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e o de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Em 2019, o Galeão, que tem a maior pista comercial do país e capacidade para 37 milhões de passageiros por ano, atendia 21 destinos domésticos e 26 internacionais. Mas, após enfrentar uma grave crise nos últimos anos, em 2022 o aeroporto internacional recebeu menos de 6 milhões de passageiros, funcionando com 20% da capacidade. Em junho deste ano, antes de as mudanças serem anunciadas, sua malha doméstica contava com 12 destinos, e internacional, 19 destinos. Mas, já a partir de outubro, eles passarão a 19 e 21, respectivamente. Além da Lufthansa, outras companhias nacionais já anunciaram aumento na oferta de voos partindo do Galeão, também a partir deste semestre. Os números de destinos para outubro já trazem as mudanças e novos destinos anunciados nos últimos dias.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Galeão já teve um aumento de 16% no número de passageiros no primeiro semestre de 2023 na comparação com igual período de 2022. De janeiro a julho, foram 124.120 nos voos internacionais e 155.693 nos domésticos. Um total de 279.813 viajantes.