Genival Lacerda deixa legado musical irreverente e de muito humor
Morto nesta quinta (7), aos 89 anos, de Covid-19, cantor e compositor paraibano aproveitou bem as seis décadas de carreira
O forró perdeu, na madrugada de hoje (7), um de seus maiores ícones: o cantor e compositor Genival Lacerda, aos 89 anos, em decorrência de complicações causas pelo novo coronavírus. Ele estava internado no Recife desde o final de novembro.
Nascido em Campina Grande, Paraíba, em 1931, Lacerda é autor de sucessos como Severina Xique-Xique (parceria com João Gonçalves), De Quem É Esse Jegue? e Radinho de Pilha. Ao longo de mais de seis décadas de estrada, ele gravou mais de 70 discos.
+ Stand-up comedy invade o Rio em janeiro
Incentivado por seu concunhado, o músico Jackson do Pandeiro, Lacerda se mudou para o Rio de Janeiro em 1964, onde trabalhou em algumas casas de forró. O salto na carreira só veio em 1975, quando lançou a música Severina Xique-Xique – famosa pelo verso “ele tá de olho é na butique dela”, feita em parceria com João Gonçalves. O disco vendeu cerca de 800 mil cópias.
O estilo bem-humorado das músicas deixa um enorme legado e, inclusive influenciou diversos cantores e bandas, como os Mamonas Assassinas.
+ Coronavírus: há seis meses Rio não registrava tantas mortes num só dia
A música que contém os versos “Ele tá de olho é na butique dela” lidera o ranking das músicas mais tocadas nos principais segmentos de execução pública de música, segundo o Escritório Central de Arrecadação (Ecad). Em seguida, aparecem Quem Dera e Mate o Véio Mate. Galeguim do Zói Azu e Caldinho de Mocotó completam o top 5 do artista.
Genival Lacerda tem 221 músicas e 675 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad, um dos maiores da América Latina.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Confira o ranking das músicas mais executadas:
1 – Severina Xique-Xique
Genival Lacerda/João Gonçalves
2 – Quem Dera
Nando Cordel/Genival Lacerda
3 – Mate o Véio Mate
Genival Lacerda/João Gonçalves
4 – Galeguim do Zói Azu
Genival Lacerda/João Gonçalves
5 – Caldinho de mocotó
Cecílio Nena/Genival Lacerda/Niceas Drumont
6 – Filha de mané Bento
Genival Lacerda/João Gonçalves
7 – Currupio
Genival Lacerda/José Marcolino
8 – Tô Te Amando Nenê
Cecílio Nena/Genival Lacerda
9 – Paraíba Apaixonado
Cecílio Nena/Genival Lacerda
10 – Não Despreze Seu Coroa
Severino Ramos/Genival Lacerda
+ Jardim Botânico passa a oferecer visitas guiadas em carrinhos