Como funciona o golpe do IPVA, que já recebeu 200 denúncias no Rio
Secretaria de Estado de Fazenda informa que o pagamento do imposto via Pix não existe e consiste em fraude
O novo golpe na praça envolve o pagamento da taxa de IPVA. Desde que as guias começaram a ser emitidas, há duas semanas, já foram 200 denúncias, conforme o divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ). O estelionato é virtual, em páginas falsas da internet, e está sendo investigado pela Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI).
+ Rio sem água: rompimento de tubulação afeta abastecimento em 15 bairros
O golpistas estão tentando fazer o contribuinte pagar o IPVA através do Pix. E o órgão informa: “A Fazenda não está aceitando o pagamento do IPVA por esse meio. Qualquer site que ofereça essa possibilidade é fraudulento”, diz Adilson Zegur, subsecretário de Receita.
A DRCI pede ao contribuinte que foi vítima desse tipo de golpe, ou encontrou na internet algum site suspeito, que procure a delegacia para que os criminosos possam ser identificados. A DRCI fica na Cidade da Polícia (Avenida Dom Hélder Câmara 2.066, Jacarezinho). Quem mora no interior deve procurar a delegacia da região.
É preciso ficar atento na hora de pagar. A Guia de Recolhimento de Débitos (GRD) do IPVA é paga pelo link do banco Bradesco que pode ser acessado via Portal do IPVA da Sefaz (portal.fazenda.rj.gov.br/ipva/).