Continua após publicidade

Governo do estado firma protocolo com museu americano

Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, em São Gonçalo, irá trocar experiências com o Museu da Imigração em Nova York

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h41 - Publicado em 10 nov 2015, 19h29
Museu de Imigração da Ilha das Flores, localizado no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo
Museu de Imigração da Ilha das Flores, localizado no Complexo Naval da Ilha das Flores, em São Gonçalo ( Divulgação/)
Continua após publicidade

Porto de chegada de estrangeiros do Brasil em toda sua história, o Rio de Janeiro entrou oficialmente não circuito mundial de museus dedicados à imigração. A formalização foi feita através do governo estadual, que através do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, em São Gonçalo, firmou Protocolo de Cooperação com Ellis Island. O local, que é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova York, era o porto onde os europeus desembarcavam em sua chegada à América no século XIX.

Parte do intercâmbio entre as instituições será uma palestra da diretora da Ellis Island, Diana Pardue. Institulada “Imigração: os dramas históricos e atuais da recepção, a experiência do Museu de Ellis Island (EUA)”, será ministrada na quarta (11), às 10h, no auditório da Uerj.

+ O teste dos museus do Rio

O museu fluminense foi criado em 2012, através da parceria da Universidade do Estado do Rio do Janeiro (Uerj), e do Comando da Tropa de Reforço, que representa a Marinha do Brasil. Na Ilha das Flores, além do Centro de Memória da Imigração, funciona um museu a céu aberto, com construções remanescentes do período de imigração entre 1870-1920. Entre as construções está a hospedaria, que abrigava os imigrantes que chegavam ao Brasil, provenientes dos mais diferentes países.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.