Continua após publicidade

Governo do estado firma protocolo com museu americano

Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, em São Gonçalo, irá trocar experiências com o Museu da Imigração em Nova York

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h41 - Publicado em 10 nov 2015, 19h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Porto de chegada de estrangeiros do Brasil em toda sua história, o Rio de Janeiro entrou oficialmente não circuito mundial de museus dedicados à imigração. A formalização foi feita através do governo estadual, que através do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, em São Gonçalo, firmou Protocolo de Cooperação com Ellis Island. O local, que é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova York, era o porto onde os europeus desembarcavam em sua chegada à América no século XIX.

    Parte do intercâmbio entre as instituições será uma palestra da diretora da Ellis Island, Diana Pardue. Institulada “Imigração: os dramas históricos e atuais da recepção, a experiência do Museu de Ellis Island (EUA)”, será ministrada na quarta (11), às 10h, no auditório da Uerj.

    + O teste dos museus do Rio

    O museu fluminense foi criado em 2012, através da parceria da Universidade do Estado do Rio do Janeiro (Uerj), e do Comando da Tropa de Reforço, que representa a Marinha do Brasil. Na Ilha das Flores, além do Centro de Memória da Imigração, funciona um museu a céu aberto, com construções remanescentes do período de imigração entre 1870-1920. Entre as construções está a hospedaria, que abrigava os imigrantes que chegavam ao Brasil, provenientes dos mais diferentes países.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.