A Secretaria estadual de Saúde do Rio está monitorando casos de meningite meningocócica em Campos dos Goytacazes, na Região Norte do estado, após quatro confirmações em menos de um mês. Tratam-se de uma criança de 1 ano, outra de 3 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 28 anos, todos do sexo masculino e de bairros diferentes da cidade: Tocos, Jockey Club, Penha e Morro do Coco. Dos quatro casos confirmados, nenhum apresenta histórico de esquema vacinal completo contra a meningite meningocócica. Estado e município criaram estratégias para conter a doença.
+ Icônico edifício A Noite, no Centro, é vendido e vai virar residencial
“Entre as ações de curto prazo já realizadas pelas equipes do município de Campos estão a atualização do cartão vacinal nas creches e escolas dos pacientes e ações nos quatro bairros que apresentaram casos, além da quimioprofilaxia dos contactantes, ou seja, tratamento precoce com uso de antibióticos em quem teve contato com os pacientes”, informou a secretaria estadual de Saúde. A prefeitura de Campos, em parceria com secretaria estadual, está intensificando a vacinação contra a meningite meningocócica no município.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Como estratégia de médio prazo, a secretaria distribuirá mais doses do imunizante para a cidade. O objetivo é que a vacinação seja intensificada para crianças até 10 anos de idade contra a Meningite C e entre 11 e 14 anos com a vacina ACWY (imunizante para os demais tipos da doença). Em todo o ano de 2022, a cidade de Campos dos Goytacazes teve apenas dois casos de meningite, segundo a secretaria estadual. Em 2023, o Estado do Rio de Janeiro contabiliza, até o momento, 26 casos e cinco óbitos provocados pela meningite meningocócica. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e estão sujeitos à alteração.