O Boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz nesta quinta (1º) aponta para um aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em adultos associados ao vírus influenza A. Cerca de 31% dos casos positivos em pessoas a partir de 15 anos estavam associados ao vírus, sendo o H1N1 a maioria dos subtipados. Em março, cerca de 9% foram influenza A, subindo para 22% em abril. Para tentar aumentar a cobertura vacinal contra a gripe, a Secretaria municipal de Saúde (SMS) vai repetir a dobradinha com o MetrôRio que na semana passada possibilitou a aplicação de mais de 4 mil doses em passageiros, não só contra a gripe, mas também contra a Covid-19: quatro estações vão receber pontos de vacinação em junho.
+ Expansão à vista: colégio pH vai abrir unidade dentro do Jockey, na Gávea
O bonde da vacinação estará nesta quinta (1º), na estação de Triagem. Na próxima terça (6), é a vez da estação Maracanã. No dia 15 de junho, será a vez da estação de Botafogo e, no dia 22, da de Cantagalo/Copacabana. A vacinação nas estações acontece sempre das 8h às 16h. Dessa forma, a SMS quer ir aonde o povo está, já que muita gente não tem ido às unidades de saúde. Como apenas cerca de 20% da população foi se imunizar desde o início da campanha de vacinação, a secretaria resolveu prorrogá-la até o fim do inverno.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Enquanto aumentam os casos de gripe, o vírus da Covid-19 saiu de um patamar de 80% dos casos positivos em março para um percentual de 53% nas últimas quatro semanas no público acima dos 15 anos.