Mais visitantes ilustres foram flagradas passeando pelo mar carioca na última semana. Durante uma expedição do Projeto Baleia Jubarte, que saiu da Marina da Glória com destino ao alto-mar na última quinta (6), foram vistas 17 baleias jubarte. Os registros dos enormes animais foram feitos pelo fotógrafo e produtor de conteúdo Victor Bezerra, de 29 anos, que também retornou ao mar no sábado (8) para fazer outras filmagens surpreendentes da vida marinha. Desta vez, doze baleias foram registradas dando um verdadeiro show próximo às Ilhas Cagarras.
+ Em meio a processo por maus-tratos, morre quarta girafa do BioParque
Publicados na conta do Instagram do fotógrafo (@h2oaventuras), os vídeos impressionam ao mostrar o espetacular nado dos mamíferos, exibindo suas nadadeiras e mergulhando na água. Ao jornal O Globo, Victor conta que já viu outras baleias circulando por aqui nas últimas semanas. “Vimos vários grupos de três ou dois indivíduos. Na semana passada, houve um grupo de oito. Quando o barco se aproxima, às vezes, ficam mais tímidas”, explicou o profissional.
A embarcação segue uma rotina necessária para a pesquisa e que preza pela atenção constante: é necessário estar atento para perceber os borrifos de água, que indicam a presença de um ou mais indivíduos; além de não perder os mergulhos para conseguir registrar a nadadeira caudal das baleias, que consistem em suas “impressões digitais”.
Com o apoio de um drone, Victor também já registrou os animais em outros locais do litoral fluminense, como Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Nesta época do ano, é comum ver a passagem deles por aqui: entre junho e agosto, as baleias migram do Sul rumo à região de Abrolhos, na Bahia, para se reproduzirem em águas mais quentes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui