Nesta data querida: 2025 é ano de muitas comemorações na cidade; anote

Ícones do Rio, como o Aterro do Flamengo e o Clube de Regatas do Flamengo, são alguns dos locais e instituições à beira de cravar datas redondas

Por Paula Autran
20 dez 2024, 06h02
Clube de Regatas do Flamengo
Clube de Regatas do Flamengo (Alexandre Macieira/Riotur)
Continua após publicidade

Um trecho essencial do Rio completa 60 anos no ano que se avizinha. Construído sobre a Baía de Guanabara com o material de desmonte do Morro de Santo Antônio, o Aterro do Flamengo se integrou de tal forma à paisagem e ao cotidiano dos cariocas que parece sempre ter existido. Há outros ícones locais à beira de cravar datas redondas, todos eles de parabéns.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Aeroporto Santos Dumont
Aeroporto Santos Dumont (Alexandre Macieira/Riotur)

Aeroporto Santos Dumont
90 anos

Construído na década de 1930 também sobre um aterro às margens da Baía de Guanabara, foi o primeiro aeroporto exclusivamente civil a ser inaugurado no Brasil. O complexo aeroportuário está fincado sobre uma área de 833 000 metros quadrados e tem capacidade para 15,3 milhões de passageiros por ano, segundo a Infraero.

Clube de Regatas do Flamengo
130 anos

Continua após a publicidade

Fundado em novembro de 1895 no bairro do Flamengo, para disputas de remo, tornou-se um dos clubes mais bem-sucedidos e populares não só no futebol, reunindo a maior torcida do Brasil, mas também em esportes como a ginástica artística.

Zoológico do Rio
Zoológico do Rio (Rafael Catarcione/Riotur)

Zoológico do Rio
80 anos

O jardim zoológico mais antigo do país em funcionamento foi reinaugurado em 2021, após a privatização, e passou a ser chamado de BioParque do Rio. Ele continua fazendo a alegria de crianças e adultos na Quinta da Boa Vista, por atrás do imponente portão construído na entrada, registrado na paisagem de telas do período imperial.

Continua após a publicidade
Palácio Capanema
Palácio Capanema (Alexandre Macieira/Riotur)

Palácio Capanema
80 anos

Marco da arquitetura moderna brasileira, o edifício foi projetado por nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, sob a consultoria do franco-suíço Le Corbusier. Em reforma, o prédio com painéis de Candido Portinari e jardins de Burle Marx terá espaços para exposições e abrigará órgãos vinculados ao Ministério da Cultura.

Desfile das Campeãs
Desfile das Campeãs (Fernando Grilli/Riotur)
Continua após a publicidade

Desfile das Campeãs
50 anos

Em comemoração aos 400 anos da cidade, em 1965, as escolas de samba prepararam enredos sobre o aniversário, no que se tornou o primeiro Carnaval temático do Rio. Naquele ano, foi criado o Desfile dos Campeões, no sábado seguinte à competição. O primeiro teve como destaques Salgueiro (1º), Império Serrano (2º) e Portela (3º).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.