Ondas de calor elevam número de afogamentos no Rio de 15.268 a 24.182
Casos foram contabilizados pelo Corpo de Bombeiros de janeiro a novembro de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado; Operação Verão foi antecipada
24 182 é o número de afogamentos registrados nas praias do Rio entre janeiro e novembro. Uma onda de crescimento, considerando-se que no mesmo período de 2022 foram 15 268. Segundo o major Fábio Contreiras, do Corpo de Bombeiros, o índice já está acima dos patamares pré-Covid.
+ Parabéns para vocês: uma seleção de lugares e eventos a comemorar em 2024
+ Como é o D’Edge carioca, um clube que vai muito além da música eletrônica
“Ele sobe junto com o aumento da frequência nas praias”, esclarece. Também contribuiu para o preocupante avanço a maior quantidade de feriadões, com muito sol e recordes de calor: “Em alguns, contabilizamos quase 1 000 ocorrências num dia”.
+ 2024 chega a Copacabana com show pirotécnico embalado por Nova Orquestra
+ Green Light: sinal vermelho para a poluição em cinco cruzamento do Rio
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Não por acaso, foi preciso ativar, em meados de novembro, a Operação Verão. O efetivo de 1 500 guarda-vidas cresceu 20%, e a corporação ganhou o reforço de um drone que emite mensagens sonoras e dois sonares para buscas subaquáticas. “Mas nada adianta se a população não colaborar”, alerta o militar, chamando atenção para perigos como o consumo excessivo de álcool nas areias.