Horário de verão começa no domingo (16)
A partir das 0h do dia 16, os relógios devem ser adiantados em uma hora no Rio e em outros nove estados, além do Distrito Federal
Começa na madrugada de sábado (15) para domingo (16) o horário de verão em dez estados do Brasil, além do Distrito Federal. Os moradores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF, devem adiantar seus relógios em uma hora e terão sessenta minutos extras de luz no fim do dia. O horário diferenciado vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017.
Com a medida, o governo federal estima que irá economizar R$ 147,5 milhões. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.