Continua após publicidade

Horário de verão começa no domingo (16)

A partir das 0h do dia 16, os relógios devem ser adiantados em uma hora no Rio e em outros nove estados, além do Distrito Federal

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 11h00 - Publicado em 14 out 2016, 20h09
Ipanema por do sol
 (Alexandre Macieira - Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

Começa na madrugada de sábado (15) para domingo (16) o horário de verão em dez estados do Brasil, além do Distrito Federal. Os moradores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, além do DF, devem adiantar seus relógios em uma hora e terão sessenta minutos extras de luz no fim do dia. O horário diferenciado vai durar até o dia 19 de fevereiro de 2017.

Com a medida, o governo federal estima que irá economizar R$ 147,5 milhões. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (entre 18h e 21h) deverá ser 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul com a mudança de horário.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.