A ocupação dos hotéis para a Copa das Confederações, que começou no último sábado (15), e para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá de 23 a 28 de julho no Rio, não correspondeu às previsões dos empresários do ramo. A ocupação para os dois eventos não ultrapassam 60%, bem aquém dos 75% que eram esperados pelos hotéis. Com o objetivo de tentar reverter a situação, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) promove uma campanha junto aos hotéis para a oferta de descontos nas tarifas, a fim de gerar um atrativo para os visitantes. A ação promocional, que deve ser colocada em prática ainda essa semana, terá descontos entre 10% e 30%.
O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, argumentou que a expectativa para a Jornada da Juventude já não era tão alta, devido ao perfil do público do evento, que busca hospedagens alternativas e econômicas, como acampamentos e casas de família, mas que os números para a Copa das Confederações, os resultados foram considerados abaixo do esperado. ?É natural que as tarifas estejam mais altas nos períodos de grande demanda, como era esperado, mas já que a ocupação está aquém das expectativas, prepararemos promoções para atrair o público. Os eventos que trazem grande aglomeração afastaram o mercado corporativo e o público de lazer das férias de julho. Não podemos ficar com os hotéis vazios?, explicou.