Continua após publicidade

Icaraí virou Icaraíbe: praias da Baia de Guanabara têm água cristalina

Sem chuvas desde antes do carnaval, o mar por ali anda bem mais claro que o comum. No caso de Niterói, o paraíso inclui banho permitido pelo Inea

Por Da Redação
11 mar 2022, 14h48
Praia de Icaraí
Icaraíbe: estiagem faz mar de Icaraí ganhar ares de Caribe. (Beto Padilha/Divulgação)
Continua após publicidade

Sem chuvas desde antes do carnaval, as praias da Baía de Guanabara têm surpreendido os banhistas com águas bem mais claras que o comum. Algumas, como a de Icaraí, em Niterói, estão próprias para banho. Os mais empolgados já comparam aquele trecho da orla com o mar do Caribe, o que rendeu o apelido de Icaraíbe. Já as praias do Flamengo e de Botafogo, na Zona Sul, seguem impróprias.

+ Imagens do Rio vão de cartões postais a livros didáticos da rede municipal

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a coloração cristalina nas águas se deve à redução do carreamento de resíduos dos canais de drenagem e das galerias de águas pluviais para a Baía de Guanabara, devido à ausência de chuvas nos últimos dias. “Devido ao fenômeno, também ocorre a diminuição das vazões dos rios da bacia hidrográfica do entorno da Baia de Guanabara, deixando as águas das praias da baia visualmente mais claras”, explicou o instituto ao Globo, em nota.

Para o oceanógrafo David Zee, no entanto, apenas a ausência de chuvas não seria o suficiente para deixar as águas mais claras. De acordo com o pesquisador, o fenômeno também tem relação com o aumento da poluição na região da Baía de Guanabara, que recebe as águas interiores, dos rios, com muito lixo e sujeira para a região mais interna da baía — parte localizada após o afunilamento onde fica a ponte Rio-Niterói: “Quando a água doce começa a encontrar a água salgada e vai trazendo aquele lixo, a parte sólida deposita no fundo. A parte de cima “flocula”, criando uma barreira. A água do oceano, que é limpa, não consegue entrar mais e empilha, causando a falsa impressão de transparência — explica.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

De acordo com o boletim de balneabilidade do Inea registrado na última segunda (7), as únicas praias impróprias para banho na cidade do Rio de Janeiro são as do Flamengo e de Botafogo. As praias próprias ao banho, no Rio, são Barra da Guaratiba, Recreio, Grumari, Pontal de Sernambetiba, São Conrado, Vidigal, Joatinga, Pepino, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha e Urca. Em Niterói, as praias recomendadas ao banho são Gragoatá, Boa Viagem, Flechas e Icaraí. São Francisco e Charitas também estão próprias, com exceção da região em frente à Rua Caraíbas — na Praia de São Francisco —, e do lado direito do Clube Naval de Charitas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.