Continua após publicidade

iFood que se cuide: prefeitura lança aplicativo de delivery para restaurantes do Rio

Em fase de testes, Entrega.Rio foi criado para ser uma alternativa mais vantajosa a estabelecimentos, clientes e entregadores

Por Da Redação
Atualizado em 16 nov 2021, 14h53 - Publicado em 16 nov 2021, 14h52
Delivery: Procon-RJ quer saber os motivos da cobrança do mínimo e quantos restaurantes a praticam nos aplicativos
Falsos entregadores: crimes são cometidos nas ruas, e não em residências. (Kai Pilger/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Quatro anos depois de lançar seu próprio aplicativo de transporte, o Táxi Rio, para concorrer com empresas privadas do porte da Uber e da 99, a prefeitura do Rio agora investe em outro ramo de pesos pesados: lança nesta terça-feira (16), inicialmente em fase de testes, o aplicativo de delivery de refeições Entrega.Rio. A briga agora será com plataformas iFood, Uber Eats e Rappi.

+ Voando para o Carnaval: companhias aéreas retomam voos para o Rio

Segundo a prefeitura, o Entrega.Rio foi criado para ser uma alternativa mais econômica para todos os envolvidos na relação de consumo. Enquanto os estabelecimentos gastronômicos não precisarão pagar taxas para participar, a expectativa é a de que os entregadores tenham mais lucro do que quando trabalham para os demais aplicativos. Já para os clientes, a promessa é a de que eles pagarão preços mais baratos pelos pedidos.

A ideia de lançar um aplicativo de delivery era antiga. Em julho de 2020, ainda em campanha para a eleição que o levou ao terceiro mandato, o prefeito Eduardo Paes já anunciava seu projeto. “só tem uma ponta ganhando uma grana boa nessa história”: as empresas responsáveis pelas plataformas. A saída, diz ele, seria oferecer o serviço através da gestão pública: “Nós fizemos um Uber oficial da prefeitura, concebemos um Uber oficial chamado Táxi.Rio. Tem que fazer o iFood ou o Uber Eats oficial na prefeitura do Rio, para melhorar a remuneração desses mototaxistas e entregadores que estão aí, ralando de sol a sol e que são muito mal pagos. Têm minha solidariedade”, afirmou ele ao Globo na ocasião. O Táxi Rio começou a ser elaborado em seu segundo mandato, em 2015, mas acabou sendo lançado por seu sucessor, Marcelo Crivella.

+ Vacinação retorna após feriadão: veja quem pode se imunizar

Continua após a publicidade

Na testagem do Entrega.Rio, podem se inscrever bares e restaurantes dos polos gastronômicos da capital  fluminense. Já os entregadores deverão ser próprios dos estabelecimentos, e os clientes apenas servidores da prefeitura. O período de testes vai de de 25 de novembro a 4 de janeiro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Para se inscrever, é necessário enviar as seguintes informações abaixo para o e-mail entrega.rio@rio.rj.gov.br: nome do estabelecimento; NPJ/CPF; nome completo do responsável; telefone; e-mail.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.