Continua após publicidade

O que já se sabe sobre o incêndio em lixão em Teresópolis

Prefeitura investiga se ocorrência é criminosa; fumaça impediu circulação pela cidade e provocou fechamento de 35 escolas e 18 creches

Por Da Redação
26 jun 2023, 14h20
incendio teresópolis
Fumaça densa: incêndio mudou a paisagem de Teresópolis. (Redes sociais/Divulgação)
Continua após publicidade

A prefeitura de Teresópolis investiga se foi criminoso o incêndio ocorrido em um lixão da cidade no fim da madrugada desta segunda (26). Com as chamas, uma densa fumaça atingiu o município da Região Serrana e, segundo moradores, ficou difícil respirar e circular pelo município. Escolas foram fechadas e aulas, suspensas. O fogo foi controlado no fim da manhã, de acordo com a corporação. Não há notícia de vítimas, mas algumas pessoas passaram mal por causa da fumaça.

+ Dependendo do bairro, preço do frango assado no Rio varia até 53 reais

“Ao que tudo indica trata-se de um incêndio criminoso“, diz nota emitida pela prefeitura. Também em nota, a a Secretaria de Meio Ambiente de teresópolis informou que “as investigações desse incêndio já começaram e iremos apurar as causas e os responsáveis“.

Das 101 unidades da rede municipal de ensino, 35 escolas e 18 creches foram fechadas. Todas as unidades de saúde estão permaneceram funcionando. “Suspendemos as aulas em algumas unidades públicas próximas ao aterro sanitário por conta da densa fumaça que se formou”.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã por causa das chamas no lixão, que fica às margens da BR-116. O lixão foi um aterro sanitário, mas, em 2018, foi interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público porque se tornou um depósito sem controle do despejo de detritos. Segundo o Inea, o local tinha muitos catadores e o chorume, líquido resultante da decomposição do material orgânico, estava escorrendo para o rio que fica na região.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.