A taxa de positividade de testes para Covid no Rio caiu para 4,7% nesta quinta (24). Durante o período de pico da ômicron, entre os dias 11 e 21 de janeiro, a taxa de positividade chegou a 43,6%. Vale lembrar que, antes da chegada da variante, índice havia chegado a 0,1%.
+ Veja o que abre e o que fecha durante o Carnaval no Rio
Apesar de melhora no índice de testes que dão positivo, a prefeitura segue preocupada com o baixo comparecimento de pessoas para tomar a dose de reforço da vacina em algumas faixas etárias, principalmente às vésperas de uma grande quantidade de eventos previstos para acontecerem em lugares fechados durante o Carnaval. Ao todo, 670 mil pessoas aptas a tomar a dose ainda não compareceram aos postos. Das pessoas entre 40 a 49 anos, apenas 51% tomaram a dose de reforço. Entre os 30 e 39 anos, o problema é ainda maior: só 34% retornaram aos postos para a terceira dose.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Comitê Científico da capital do estado deve definir no próximo dia 14 se mantém o uso de máscaras em ambientes fechados. No estado, o fato de o Noroeste Fluminense ainda estar em risco alto para a Covid, segundo o Mapa de Risco da Secretaria Estadual de Saúde, pode fazer com que a medida de proteção seja mantida.