Como um dos principais polos culturais do país, Rio está sempre na mira dos produtores de eventos de todo o Brasil. Com isso, a cidade tem o privilégio de receber edições especiais de festas que fazem sucesso em diferentes estados e, algumas vezes, ainda entra para a agenda fixa dessas noitadas – como é o caso da Javali, que arrasta milhares de paulistanos para a pista de dança e, desde o ano passado, também anima os cariocas em edições regulares, sendo a próxima nesta sexta (23). Mas o Rio não fica atrás. As festas mais bombadas por aqui também ganharam o Brasil, com agenda em cidades como Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e outras. Conheça alguns dos eventos responsáveis por promover um verdadeiro intercâmbio musical entre diferentes lugares do país.
Com dois anos de existência, a festa Javali tornou-se referência em São Paulo. Sempre ao lado de um convidado, os residentes Adipe Neto e Julio Deluxe capricham na seleção de hits, que vão de Madonna a Marina Lima, passando por George Michael. O evento já arrastou cerca de 23.000 pessoas para a pista na capital paulistana e, na estreia carioca, em agosto do ano passado, foram mais de 900. O sucesso da primeira visita ao Rio animou seus produtores a promover edições regulares na cidade – a próxima está marcada para esta sexta (23), no Centro.
A festa de Uberlândia que tem como marca registrada as tintas de neon que colorem o público no escuro da pista de dança aposta em edições cariocas desde o ano passado, sempre lotando casas como Fosfobox, Espaço Rampa e La Paz. O repertório é eclético e inclui pop, indie, eletrônico, funk, dubstep, hip hop e música brasileira.
A festa paulistana que surgiu com o objetivo de criar eventos artísticos atípicos e revitalizar áreas abandonadas faz sucesso entre o público alternativo da maior cidade do país. A fórmula inclui bandas, DJ’s de estilos variados, VJ’s, performances e live painting. Ampliando suas fronteiras, já realizou quatro edições em terras cariocas – duas no Vidigal, uma em Laranjeiras e uma na Lapa, no último dia 10.
Considerada uma das melhores festas de Minas Gerais, a Push! já levou para Belo Horizonte nomes como os norte-americanos Flo Rida, SKYBLU of LMFAO, Lil Jon e Shwayze. A proposta do evento é unir a música a áreas como design, esporte e arte. Criada em 2010, já teve três edições no Rio e duas em Búzios.
Todos os domingos, a festa DUO ocupa a 00, na Gávea, ao som do melhor do house. Com música no deck e na pista, a festa começa às 17h e rola até as 5h da manhã. Os DJ’s residentes Rafael Calvente e Dri Toscano recebem convidados a cada edição para manter a pista cheia até altas horas. No ano passado, a festa começou a se aventurar em terras mineiras, realizando edições de sucesso em Belo Horizonte.
A festa que surgiu despretensiosamente pela iniciativa de um grupo de amigos caiu no gosto dos cariocas com edições lotadas nas principais casas e eventos da cidade. Desde então, já ganhou o Brasil, animando o público de capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, onde estreou no mês passado. O próximo baile acontece neste sábado (24), em Itaipava.
A festa inspirada no universo de Alice no País das Maravilhas surgiu acidentalmente, através da comemoração de aniversário de dois atores. Em cinco anos, conquistou os cariocas em edições temáticas e com a presença de artistas convidados. No repertório, muito pop e sucessos dos anos 90, como Ragatanga, do grupo Rouge, e Unicamente, de Deborah Blando. A boa aceitação no Rio fez com que os organizadores apostassem em edições em cidades como Brasília, Recife, São Paulo e Curitiba. Por aqui, a próxima acontece no dia 28 de junho, na Fundição Progresso, e terá show da cantora Valesca Popozuda.
A festa surgiu em agosto de 2011 como uma ode à cultura dos subúrbios cariocas. Após várias edições mensais nas principais casas do circuito alternativo, a Recalcada conquistou seu espaço na noite da cidade e, desde o ano passado, aterrissa em Belo Horizonte e Curitiba, com o melhor do funk carioca e convidados especiais.