Pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19 são a maioria entre os internados com a doença no estado. É o que mostra um levantamento feito pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Os dados revelam que 42% dos internados não tomaram qualquer dose, 39% só têm a primeira aplicação, e apenas 9% concluíram o ciclo vacinal.
A secretaria não detalhou, no levantamento, quantas pessoas estavam internadas. Mas, segundo o painel da Covid da SES-RJ, às 17h desta quarta-feira (17) eram 260 pacientes em enfermaria e 411 em UTIs. A maior parte dos internados hoje tem menos de 49 anos.
+ Covid-19: uso de máscaras deixa de ser obrigatório nas academias do Rio
“Esses dados comprovam que quem recebe todos os imunizantes está mais protegido em relação aos não vacinados”, afirmou ao G1 o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
O governo do estado também autorizou as 92 prefeituras a começar imediatamente a aplicação da dose de reforço em todos os adultos, depois da determinação do Ministério da Saúde. Até a noite desta quinta, 65% da população do estado tinha concluído o esquema vacinal. No Município do Rio, essa taxa estava em 76%.
+ A previsão do tempo mandou avisar: lá vem chuva de novo no Rio
A Prefeitura do Rio divulgou nesta quinta-feira (18) as primeiras datas da dose de reforço da vacina da Covid para adultos em geral. Segundo o prefeito Eduardo Paes, “todos aqueles que já tomaram a segunda dose há mais de cinco meses devem procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço”. Já o calendário por idade prevê um intervalo mínimo de três meses.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As primeiras datas são:
59 anos ou mais: de 29 de novembro a 4 de dezembro
58 anos ou mais: 6 a 11de dezembro
57 anos ou mais: 13 a 18 de dezembro
56 anos ou mais: 20 a 23 de dezembro
55 anos ou mais: 27 de dezembro a 4 de janeiro