Problemas no sistema do Detran, que passa, segundo o órgão, por “adequações para ajuste de demanda”, estão dificultando o acesso a documentos através do aplicativo, e a previsão é de que a situação seja regularizada em até 15 dias.
+ Após fraudar ingressos para a Sapucaí, Lívia Moura tem prisão decretada
Os transtornos têm sido constatados na emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), através do aplicativo Carteira Digital. Mesmo com o pagamento em dia da Guia de Regularização de Taxas (GRT), e do IPVA 2024 em cota única, condutores fluminenses estão com dificuldade para a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
O Detran RJ garantiu que motoristas de veículos com as pendências quitadas não serão prejudicados, porque o licenciamento anual 2023 tem validade pelo menos até o fim de maio deste ano, já que varia de acordo com o final da placa de cada carro.
Para emitir o CRLV 2024, o veículo deve estar com o IPVA quitado, assim como multas de trânsito vencidas, além do pagamento da GRT. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento. Se o carro for a gás (GNV), é importante verificar se o Certificado de Segurança Veicular (CSV) foi emitido no ano vigente. Se não, é preciso regularizá-lo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Obedecendo os prazos para o licenciamento em 2024, os veículos com final de placa 0, 1 e 2 têm até o dia 31 de maio; finais de placa 3, 4 e 5 até 30 de junho; e finais 6, 7, 8 e 9 até 31 de julho.