Para evitar as cenas de violência antes mesmo do início da última partida, dia 5 de março, Flamengo e Vasco jogam na noite desta segunda (13) no Maracanã sem a presença de torcidas organizadas. Segundo o porta-voz da Polícia Militar, coronel Marco Andrade, o policiamento será reforçado para o clássico. Serão 750 policiais, um aumento de 25% no efetivo, em comparação com o último jogo. Desta vez, o Batalhão Especial de Policiamento de Estádios (Bepe) vai contar com o apoio do Batalhão de Choque , do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom), além do Grupamento Aeromóvel (GAM). Um helicóptero e drones vão monitorar as regiões do entorno do estádio.
+ Vida normal? Justiça decide que Cabral pode viajar e dormir fora de casa
De acordo com uma determinação do Tribunal de Justiça do Rio, feita pelo juiz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Capital, foram afastadas de qualquer evento esportivo em território nacional, as torcidas Raça Rubro-Negra e Jovem Fla. Sendo assim, os integrantes das duas torcidas do Flamengo devem manter distância de pelo menos cinco quilômetros, portando ou utilizando elementos identificativos, indumentárias, acessórios, desenhos ou outros signos representativos que os identifiquem nesses eventos.
+ Edital de concessão do Jardim de Alah prevê lojas e bares no entorno
O magistrado também revogou a decisão anterior que suspendia o afastamento dos estádios e praças desportivas da torcida Força Jovem do Vasco. Mas determinou o afastamento, de forma individual, dos seguintes torcedores:
Leandro Scorza Pereira
Bruno Pereira Ribeiro
Eduardo José Almeida da Rocha
Carlos Alberto Silva Sampaio
Tiago da Conceição Sobreira
Gabriel Garcia da Rosa
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Tanto a PM quanto a Polícia Civil estarão monitorando a presença de integrantes de torcidas organizadas para fazer cumprir as determinações judiciais de proibição de entrada no estádio. Na última sexta-feira (10), uma reunião realizada no Palácio Guanabara, sede do governo do estado, definiu medidas contra violência entre torcedores nas próximas partidas não só do Campeonato Carioca. Entre elas, que os brigões sejam enquadrados no crime de organização criminosa.
A CET-Rio informou que montou um esquema especial de tráfego para o jogo entre Flamengo e Vasco. Para atender ao evento, diversas vias do entorno do estádio serão interditadas.
Confira as interdições:
Das 18h30 à 1h10:
Rua Prof. Eurico Rabelo
Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo
Rua Isidro de Figueiredo
Rua Conselheiro Olegário
Rua Artur Menezes
Avenida Rei Pelé, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Aldeia Maracanã
Avenida Maracanã entre a Rua São Francisco Xavier e Avenida Rei Pelé,
Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã
Rua Mata Machado, entre as avenidas Paula Sousa e Maracanã
Avenida Professor Manoel de Abreu, entre a Rua Dona Zulmira e Av. Rei Pelé