No último domingo (15), três bandidos roubaram um lote de celulares de última geração no terminal de cargas do Aeroporto Galeão, na Ilha do Governador. A carga foi levada de um galpão da Gol para a favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, conforme registrado pelo dispositivo de segurança dos aparelhos, mas, conforme a Polícia Militar teria informado, não havia como recuperá-los. O diretor de segurança do Sindicato de Empresas de Transporte Rodoviário e Logística do Rio (Sindicarga), coronel Venâncio Moura, fez a denúncia nesta quarta (18).
Segundo Moura, o lote roubado é de aparelhos Samsung Galaxy S9, modelo que ainda será lançado no Rio, e vale um milhão de dólares (o equivalente a 3,4 milhões de reais). Os criminosos vestiam uniformes semelhantes aos usados pelos funcionários do terminal e chegaram armados com pistolas a bordo de um caminhão.
A Polícia Militar informou que só foi acionada na noite de segunda (16), por meio informal, e não pelo 190. Diante das informações de que a carga estaria na Maré, o comandante do batalhão teve de ver a melhor forma de proceder, segundo a corporação, porque já havia passado o tempo hábil e precisavam preservar a segurança dos moradores. A PM informou ainda que há um protocolo de segurança na comunidade que precisa ser seguido.
De acordo com a Polícia Civil, o roubo foi registrado na Delegacia de Atendimento Policial do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Dairj). De lá, o procedimento foi encaminhado para Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), que seguirá com as investigações.