À frente do enredo da campeã Imperatriz Leopoldinense, Leandro Vieira consolida seu nome entre os grandes carnavalescos da festa neste início de século. Contando todos os carnavais desde 2001, Leandro soma três títulos (sendo que sua estreia no Grupo Especial foi em 2016), aproximando-se de Paulo Barros, que tem quatro.
+ É campeã: Imperatriz vai do inferno ao céu com enredo sobre Lampião
Além da vitória de ontem, que consagrou o enredo que levou a saga de Lampião e, a reboque, a cultura nordestina à Sapucaí, o carnavalesco venceu dois carnavais pela Mangueira (2016 e 2019). Sem contar os dois títulos que angariou na Série Ouro, um deles para a própria Imperatriz, em 2022 (com Mangangá), que garantiu a volta da escola de Ramos ao grupo das grandes agremiações.
Aos 39 anos e formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leandro Vieira iniciou sua carreira no mundo do Carnaval em 2007. Foi colorista, figurinista até chegar ao cargo de assistente artístico. Em 2015 foi chamado para assinar o seu primeiro trabalho solo como carnavalesco na Caprichosos de Pilares, que desfilava pela Séria A. Dali seguiu para a Mangueira, onde foi campeão pela primeira vez no Grupo Especial.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Mais títulos do que Leandro e Paulo Barros, pelas contas do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, apenas os carnavalescos aqueles que fizeram parte da história “comissão de carnaval” da Beija-Flor de Nilópolis. Laíla, por exemplo, vence oito vezes o carnaval no século XXI.
Confira a lista dos “vencedores do século”:
Laíla 8
Ubiratan Silva 7
Fran Sérgio 7
Alexandre Louzada 5
Shangai 5
Cid Carvalho 4
Paulo Barros 4
Leandro Vieira 3
Victor Santos 3
Rosa Magalhães 2
Bianca Behrends 2
Max Lopes 1
Renato Lage 1
Cláudio Russo 1
André Cezari 1
Marcus Ferreira 1
Tarcisio Zanon 1
Gabriel Haddad 1
Leonardo Bora 1