Fundado em julho de 1899, o tradicional Clube de Regatas Guanabara, perto da Praia de Botafogo, na Avenida Repórter Nestor Moreira, será posto à venda, para o pagamento de dívidas. O leilão do imóvel, e de seu grande terreno, acontece no próximo dia 18 de agosto, por ordem da 3a. Vara Federal do Rio. O lance mínimo é de 21 milhões de reais. Um segundo leilão, caso uma compra não seja efetivada no primeiro, está agendado para 24 de agosto deste ano.
+ Rio em imagens: 60 fotos inéditas da cidade são divulgadas, veja seleção
A história do Guanabara se confunde com a dos esportes aquáticos e náuticos. Sua piscina olímpica, inaugurada em 13 de janeiro de 1935, guarda, é a primeira piscina olímpica do Brasil. Nela aconteceu o Campeonato Sul Americano de Natação, Saltos e Water Polo, quando Piedade Coutinho e Maria Lenk se destacaram como nadadoras. O clube foi palco da quebra de cinco recordes mundiais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Devendo impostos federais, o Guanabara já esteve à venda no passado, mas na época descobriu-se que seu terreno seria objeto de uma doação do Governo Federal, vinculada ao uso do imóvel como agremiação esportiva, o que impediu as negociações.