A Light está no topo do ranking das 20 empresas mais reclamadas pelos consumidores no primeiro semestre de 2022, segundo o Procon Carioca. Com 1982 reclamações (5,13% do total) ela é seguida pela Claro Celular (3,62%), TIM (3,18%). Já a Vivo – Telefônica concentra 3,12% das queixas, e a TAM fica em quinto lugar, com 2,98%. De janeiro a julho foram 43.658 reclamações, e os serviços financeiros se destacam entre as que deixam os consumidores mais insatisfeitos, na lista das 20 áreas mais reclamadas, com 31,35% do total dos registros.
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Só em 2021, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou mais de 80 mil atendimentos ao cidadão. Este ano, entre os principais problemas relatados pelos consumidores no setor financeiro estão compartilhamento irregular de dados pessoais e financeiros, as cobranças irregulares por produto ou serviço não contratado ou solicitado, demandas do SAC sem resolução ou não respondidas e dificuldades ou atraso na devolução de valores e reembolso, além de cobranças indevidas ou abusivas para alteração ou cancelamento de contrato.
“Atento a essas demandas relacionadas ao setor financeiro por parte dos consumidores, o Procon Carioca trabalha no sentido de implantar um Núcleo e Superendividamento, por meio de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Rio. O processo já está em andamento”, diz Igor Costa, diretor executivo do órgão.
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Em segundo lugar entre as áreas mais reclamadas estão os serviços de Telecomunicações, com 14, 95%, e, em terceiro lugar, os serviços relacionados a Transportes, com 10,77% das reclamações. Seguem-se serviços variados, com 9,95% e, depois, setor de Água, Energia e Gás, com 7,93% das reclamações.