Continua após publicidade

Light pode ser multada por conta de luz sem histórico de consumo

Primeira conta de luz após o aumento da tarifa chega sem histórico de consumo e Procon pode multar a empresa em R$ 7 milhões

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 12h18 - Publicado em 19 mar 2015, 20h07
conta de luz
conta de luz (Reprodução/)
Continua após publicidade

Além o aumento de 21,06% na tarifa anunciado no início de março, os cariocas tiveram outra supresas ao receberem a conta de luz este mês. A primeira cobrança já com o reajuste chegou aos consumidores sem o gráfico que mostra o histórico de consumo dos últimos 12 meses. O espaço em que deveriam constar as informações está preenchido um “comunicado ao cliente” sobre o reajuste.

+ Dicas para economizar água e energia elétrica

Essa mudança, no entanto, pode custar caro à concessionária. O Procon-RJ vai autuar a Light por violação do direito à informação, com base no Código de Defesa do Consumidor, já que, com a ausência do gráfico, os consumidores ficam impossibilitados de saber se o valor da conta subiu devido ao reajuste ou por excesso de consumo. Caso seja condenada, a empresa pode pagar uma multa de até R$ 7 milhões. 

A Light, por sua vez, alega que não é obrigada a exibir o gráfico, já que o histórico de consumo não está listado no Artigo 119 do Código como item obrigatório na conta de energia, e que os clientes podem consultá-lo por meio da Agência Virtual.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.