Continua após publicidade

Carioquês para iniciantes

Publicação reúne meia centena de termos e expressões que, com bom humor e lirismo, resumem a essência de viver no Rio

Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 13h38 - Publicado em 4 jun 2014, 13h38
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Expressão máxima da espontaneidade que faz a fama do espírito carioca mundo afora, as gírias que de tempos em tempos são incorporadas ao nosso linguajar acabam de ganhar uma espécie de compêndio próprio. Tal qual uma mini-enciclopédia, o livro Carioca de A a Z ? 50 Sacadas para Curtir o Rio, do publicitário André Eppinghaus, é uma espécie de glossário da gaiatice típica que brota espontaneamente das praias, morros, pistas de skates e botecos locais. O objetivo por trás da empreitada foi reunir meia centena de palavras e expressões cujo significado exato só quem tem muita familiaridade com a cidade conhece. Organizado em ordem alfabética, o glossário tem versões em português e inglês e reúne desde corruptelas linguísticas como Xá Comigo a curiosidade típicas locais como Ovo Rosa ? iguaria típica da baixa gastronomia carioca. “É um guia diferente, que não se propõe a dar dicas”, explica Eppinghaus, que lança a obra no sábado (7). “A ideia é mostrar esse espírito democrático e único do carioca, fazendo com que o visitante se sinta em casa.”

    Paralelamente à simpatia, informalidade e à intimidade quase instantânea que estabelece com estranhos, os habitantes da capital fluminense ? nativos ou adotivos ? vivem em um universo recheado de códigos peculiares, bastante cifrado para os não iniciados. Afinal de contas,nós nos julgamos os seres humanos mais privilegiados do planeta justamente por viver aqui. Isso não significa que esnobamos quem vem de fora. “Por ter sido capital federal, o Rio é uma cidade que aprendeu a conviver com a grande diversidade cultural, agregadora e aberta ao diferente”, diz o antropólogo e professor da PUC Bernardo Conde. Com a publicação de Carioca de A a Z, com seu texto bem humorado e alguns toques de lirismo, o recém-chegado recebe uma espécie de boas vindas e ganha uma introdução a algumas das delícias que a cidade oferece.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.