O estado do Rio registrou 5.041 novos casos de Covid-19 em 24 horas nesta segunda (4). Segundo o painel de monitoramento da Secretaria estadual de Saúde (SES), foram confirmadas 26 mortes neste período. A atual taxa de letalidade da doença, calculada pelo número de mortes dividido pelo número de casos confirmados, é de 3,14%.
+ Um golpe a cada 4 minutos: o aumento dos casos de estelionato no Rio
Neste dia, mais quatro pessoas também foram internadas por Covid-19. O tempo médio de espera entre a solicitação para o leito de enfermaria até a reserva é de 17 horas. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), a espera é de 10 horas.
Para evitar os casos graves da doença, as autoridades de saúde reforçam a importância da vacinação completa. De acordo com o painel, 86% da população fluminense a partir de 12 anos está vacinada com a primeira e segunda dose ou dose única. Entre pessoas com 5 anos ou mais, o índice é de 76%.
Na cidade do Rio, 111.670 crianças entre 5 e 11 anos estavam sem receber a primeira dose do imunizante até esta segunda (4). Os postos do município seguem aplicando a primeira e a segunda dose da vacina, além das duas doses de reforço. A prefeitura possui um mapa virtual com os locais de vacinação da cidade.
Pessoas com 40 anos ou mais, trabalhadores da saúde a partir de 18 anos, imunossuprimidos acima de 12 anos e adultos vacinados com Janssen, que receberam a última dose há quatro meses ou mais, já podem retornar às unidades de saúde para receber a quarta dose. A cobertura atual de pessoas acima de 40 anos que tomaram o segundo reforço é de somente 39,3%.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui