Uma mancha escura que tomou conta de uma grande faixa da areia da Praia de Copacabana na noite desta quarta (4), depois da forte chuva que atingiu a cidade. A galeria de água da chuva que desemboca na praia começou a despejar água suja. Moradores que estavam no local disseram que o cheiro era muito forte e ficaram impressionados com o volume de esgoto que atingiu a areia e o mar.
+ Caindo a ficha: orelhões abandonados e quebrados são retirados das ruas
Funcionários da Águas do Rio usaram máquinas para remexer a areia e jogar tudo que foi atingido pelo esgoto para baixo. O trabalho das esquipes terminou às 8h50m. No mesmo horário, um técnico do Instituto do Meio Ambiente (Inea), retirou uma amostra de água do mar para análise.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Á águas do Rio informou em nota que as elevatórias de esgoto da região estão funcionando e que investiga, junto com a Prefeitura do Rio, as causas desse problema histórico nas praias de Copacabana e Ipanema. “Vale destacar que desde o início da operação, em 01/11/2021, a Águas do Rio tem atuado em conjunto com o Município, na investigação das causas e definição de medidas para solução deste problema histórico de extravasamentos de água pluvial na orla de Copacabana e Ipanema. Com a concepção atual do sistema de drenagem e de esgotos sanitários da Zona Sul, é prevista ocorrência destes extravasamentos em situações de chuvas excepcionais. O objetivo da Águas do Rio é contribuir para que esses eventos tornem-se realmente cada vez mais raros e menos impactantes nos canais e praias da cidade”, diz a nota.