Continua após publicidade

Mapa da Desigualdade aponta motivos para população do Rio ter diminuído

Só a capital do estado perdeu aproximadamente 100 mil pessoas, segundo a edição 2023 do levantamento, que analisou 22 municípios do estado

Por Da Redação
20 set 2023, 13h32
Esgoto à céu aberto
Esgoto à céu aberto: falta de direitos básicos, como água limpa, saneamento e segurança alimentar, aumentam os índices de mortalidade  (Instituto Trata Brasil/Reprodução)
Continua após publicidade

O estado Rio está passando por uma espécie de êxodo populacional. É o que revela a quarta edição do Mapa da Desigualdade, divulgada nesta terça (19). Segundo o levantamento, feito em 22 municípios, a Região Metropolitana vem perdendo habitantes. Entre os motivos estão a falta de recursos básicos, o racismo ambiental, a sobrecarga de aparelhos públicos e a crise climática, considerados como fatores preocupantes. Só a capital perdeu aproximadamente 100 mil habitantes.

+ Com temperatura acima dos 40 graus, Rio é a capital mais seca do país

O Mapa da Desigualdade é dividido em quatro eixos: justiça racial, justiça de gênero, justiças econômica e climática. Lá estão 40 indicadores que revelam as condições de vida população fluminense. Segundo o levantamento, quase 50% da população da metrópole do Rio de Janeiro recebe menos de um salário-mínimo (1320 reais). O custo de vida e a falta de empregos afetam diretamente a qualidade de vida da população. Interligados a fatores como política pública, educação, segurança e saúde.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

As desigualdades começam já na gestação, devido a dificuldade de acesso aos exames pré- natal. Em Belford Roxo, Baixada Fluminense, 55% das mulheres grávidas fizeram menos de sete consultas, em 2022. A falta de direitos básicos como água limpa, saneamento e segurança alimentar aumentam os índices de mortalidade. Os municípios da Baixada, que concentram as piores avaliações de coleta de águas de rios, lagos e bacias, por exemplo, apresentam altos índices de pessoas negras internadas por doenças transmitidas por água não tratada.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.