Já que a revista “The Economist” usa, há mais de 30 anos, o índice Big Mac para comparar o poder de compra entre as nações, o McDonald’s criou uma moeda para celebrar os 50 anos do hambúrguer. A partir desta quinta (2), quem comprar uma “oferta” do famoso sanduíche – com batata frita e refrigerante – ganhará um dos cinco modelos de moedas comemorativas confeccionadas em memória a cada década de vida da delícia.
Durante todo o ano, as douradinhas poderão ser trocadas, em todo o mundo, por um sanduíche. Para a ação global, foram produzidas cerca de 10 milhões de moedas – 300 mil das quais foram enviadas dos Estados Unidos ao Brasil. Como a ação começa às 11h, a recomendação da rede é que os interessados no brinde cheguem cedo às unidades.
O dia 2 de agosto foi escolhido para a promoção em homenagem a Jim Delligatti, criador do Big Mac, que completaria 100 anos na data. Embora Delligatti tenha criado o produto em 1967, foi no ano seguinte que ele passou a ser vendido em todos os Estados Unidos. A receita do Big Mac é igual até hoje em todo o planeta – uma das poucas exceções é a Índia, onde, por razões religiosas, o sanduíche usa carne de cordeiro.