Metrô vai funcionar sem parar da sexta de Carnaval à quarta de cinzas
Concessionária também tem esquema especial para operar neste último fim de semana de ensaios técnicos e no Desfile das Campeãs

A MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para atender os foliões 24 horas por dia neste carnaval. Serão 139 horas ininterruptas, a partir das 5h da próxima sexta (28) até o último minuto de Quarta-feira de Cinzas (6). E outras 42 horas direto no sábado de Desfile das Campeãs, até as 23h de domingo.
+ Sem joias e notas de dinheiro: as orientações da PM para o Carnaval do Rio
Também para esta sexta (21), sábado (22) e domingo (23), com os últimos ensaios técnicos e testes de som e luz na Marquês de Sapucaí e megablocos no Centro do Rio, haverá um esquema diferenciado. Na sexta (21), para atender aos clientes que vão ao Sambódromo, a concessionária vai estender o horário de operação nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até as 4h da madrugada. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. No sábado (22), o horário de extensão nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze será até as 2h. Nestes dois dias, após a meia-noite, as demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. Já no domingo (23), as duas estações mais próximas da Avenida também funcionarão até 2h, mas após as 23h, as demais estarão abertas só para desembarque.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Para os desfiles do Grupo Especial, assim como para os da Série Ouro — sexta (28) e sábado (1º) — e o Sábado das Campeãs (9), a Metrô Rio preparou o seguinte esquema:
Operação das linhas
Sexta (28): A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
De sábado (1º) até Quarta-feira de Cinzas (5): A linha 2 vai circular entre Pavuna e General Osório/Ipanema. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.
Acesso à Sapucaí
Praça Onze: Devem descer na estação quem vai para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.
Central do Brasil/Centro: Melhor opção para quem vai para os setores ímpares da Sapucaí, assim como quem for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba.
Funcionamento das estações do Centro e da Zona Sul
Algumas estações do MetrôRio terão o funcionamento alterado durante o carnaval. Os passageiros precisam ficar atentos em especial para o embarque, com acessos fechados e alterados. Serão instaladas estruturas de contenção para direcionar o público nas estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro.
Estação Carioca/Centro: Abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).
Estação Cinelândia/Centro: Terá horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados no carnaval.
Estação Uruguaiana/Centro: Apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque durante o carnaval.
Estação Saara/Presidente Vargas: Não vai funcionar entre os dias 1º e 4 de março.
Estação Catete: Não vai funcionar entre os dias 1º e 4 de março.
Estação General Osório/Ipanema: É a melhor opção para embarque e desembarque na Zona Sul, e contará com bilheteria externa especial no acesso A (Praça General Osório).
Estação Glória: Indicada para quem vai curtir os blocos no Aterro do Flamengo, tanto para embarque como para desembarque.
Infraestrutura
Estruturas externas foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro e General Osório/Ipanema. Os espaços contam com bilheteria e organizadores de fila.
Haverá reforço nos trens e nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. O Posto de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente entre os dias 3 e 5 de março. O espaço voltará a funcionar na quinta-feira (6).
A concessionária recomenda o uso do pagamento por aproximação, disponível nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, ou em dispositivos com tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras. Outra orientação importante é antecipar a compra ou recarga dos cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou Riocard Mais, incluindo a compra da volta, facilitando a entrada no sistema. Os créditos podem ser adicionados pelo site, aplicativo do MetrôRio ou app RecargaPay.