Continua após publicidade

Metrô vai retirar anúncio acusado de ser racista

Oposição entre casais negro e branco despertou discussões nas redes sociais

Por Saulo Pereira Guimarães
Atualizado em 18 set 2017, 19h50 - Publicado em 18 set 2017, 19h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 438339793-metro-rio
    (Reprodução/Internet)

    De um lado, um homem e uma mulher negros. Do outro, um homem e uma mulher brancos. No meio, a seguinte frase: “Linha 4 – conectando o Rio de ponta a ponta”. A imagem descrita consta em uma peça publicitária instalada na estação Antero de Quental do metrô e está no centro de uma polêmica. Após acusações de racismo na internet, a Metrô Rio decidiu tirar o anúncio do local.

    “Deixa eu ver se adivinhei: o casal de negros representa a Zona Norte, e o de brancos, a Zona Sul. Lamentável”, afirmou a internauta Thalita Santos em declaração reproduzida por O Globo. “Não consigo ver como racismo”, afirma no mesmo texto Leandro Ferreira. “Pode não ser intencional, o que prova que o racismo está escondido no interior das cabeças, em especial os publicitários da campanha do metrô”, contemporizou o advogado Humberto Adami, presidente nacional da Comissão da Verdade da Escravidão Negra do Brasil da OAB.

    Inaugurada para os Jogos Olímpicos, a Linha 4 conecta a Pavuna à Barra. Com cerca de 100 mil habitantes (aproximadamente 30 mil deles negros), a Pavuna tem mais de 20% dos moradores com renda de até R$ 235, 20 bebês mortos a cada mil nascidos vivos e cerca de 40 hectares de área com vegetação. Já a Barra abriga mais de 135 mil pessoas (13 mil deles negros), tem 5% da sua população com renda de até R$ 235), 6 bebês nascidos mortos a cada mil vivos e 320 hectares de vegetação. Os dados são da prefeitura, com base no Censo 2010.

    Por mais que a remoção do anúncio resolva momentaneamete o problema simbólico das desigualdades dentro da cidade, esses indicadores mostram que as diferenças ainda continuarão existindo por muito tempo no cotidiano dos cariocas se nada de novo for feito.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.