Chega ao Rio nesta quarta (16) a intervenção urbana que comemora os 50 anos da Mônica, personagem mais famosa dos quadrinhos brasileiros, criada por Mauricio de Sousa. Depois do sucesso em São Paulo e em Belo Horizonte, a Mônica Parade expõe na Praça Garota de Ipanema, entre as praias do Arpoador e de Copacabana, vinte esculturas da personagem, coloridas e customizadas por diversos artistas plásticos, até o dia 11 de agosto.
As esculturas da personagem, produzidas em fibra de vidro, têm 1,60 metros de altura e ficam sobre uma base de 20 centímetros. A curadoria dos artistas responsáveis por customizar as bonecas ficou por conta do próprio Mauricio de Sousa, que também deixa sua marca em uma das esculturas. A seleção buscou contemplar diferentes vertentes artísticas, e vai desde o grafiteiro Crânio, que criou o exemplar batizado de Monicrânio, a artista plástica Luciana Assumpção, responsável pela obra Quem é Dentuça Aqui?.
A Mônica Parade segue o mesmo conceito da Cow Parade – mostra com esculturas de vacas personalizadas que teve duas edições cariocas, em 2007 e 2011. Mais informações sobre a exposição em www.monicaparade.com.br.